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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47111

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Title: Proposta da Literatura de Cordel como recurso didático para o ensino de genética no ensino médio
Authors: CARVALHO, Maria Emília Oliveira de
Keywords: Biologia; Cordel; Ferramenta didática; Ensino médio
Issue Date: 6-Oct-2022
Citation: CARVALHO, Maria Emília Oliveira de. Proposta da Literatura de Cordel como recurso didático para o ensino de genética no ensino médio. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.
Abstract: A genética é uma área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade, cujos assuntos abordados são importantes para outras áreas relacionadas e de extrema importância para a vida dos alunos. No entanto, é um desafio o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos, por serem abstratos e por conter um elevado número de conceitos. Por isso, é essencial a busca por recursos didáticos que auxiliem esse processo, para proporcionar aos estudantes uma aprendizagem efetiva. Deste modo, a pesquisa possui como objetivo propor a elaboração da literatura de cordel como recurso didático para o ensino de genética no ensino médio. A literatura de cordel é um gênero textual com linguagem simples e muito relacionada ao cotidiano, além disso, valoriza a cultura popular, principalmente, do Nordeste brasileiro. O trabalho possui uma abordagem quanti-qualitativa, onde analisou as contribuições dos cordéis relacionados ao ensino de Biologia nos anais, da 1ª até a 7ª edição, do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), por meio da análise de conteúdo; e uma abordagem qualitativa na elaboração de cordéis, na modalidade sextilha, voltados a área da genética. Após a análise, observou-se um baixo número de trabalhos publicados nos anais do CONEDU com a utilização da literatura de cordel no ensino de Biologia. Os cordéis construídos abordam os conceitos fundamentais da genética e os sistemas sanguíneos, os mesmos respeitaram as regras empregadas ao gênero textual, como a métrica, terminando cada verso na sétima sílaba tônica, e as rimas da modalidade escolhida, na qual acontece no 2°, 4° e 6° verso. Os cordéis apresentados podem ser utilizados nas aulas de Biologia como uma ferramenta para facilitar a compreensão desses conteúdos de genética. Entendemos que sejam necessárias mais pesquisas sobre o uso de cordéis relacionados à Biologia, pois ela é um recurso didático com grande potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de genética no ensino médio, tornando as aulas mais convidativas e dinâmicas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47111
Appears in Collections:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)



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