Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47111

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorCARVALHO, Maria Emília Oliveira de-
dc.date.accessioned2022-10-19T13:40:21Z-
dc.date.available2022-10-19T13:40:21Z-
dc.date.issued2022-10-06-
dc.date.submitted2022-10-17-
dc.identifier.citationCARVALHO, Maria Emília Oliveira de. Proposta da Literatura de Cordel como recurso didático para o ensino de genética no ensino médio. 2022. 36 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47111-
dc.description.abstractA genética é uma área da Biologia responsável pelo estudo da hereditariedade, cujos assuntos abordados são importantes para outras áreas relacionadas e de extrema importância para a vida dos alunos. No entanto, é um desafio o processo de ensino e aprendizagem desses conteúdos, por serem abstratos e por conter um elevado número de conceitos. Por isso, é essencial a busca por recursos didáticos que auxiliem esse processo, para proporcionar aos estudantes uma aprendizagem efetiva. Deste modo, a pesquisa possui como objetivo propor a elaboração da literatura de cordel como recurso didático para o ensino de genética no ensino médio. A literatura de cordel é um gênero textual com linguagem simples e muito relacionada ao cotidiano, além disso, valoriza a cultura popular, principalmente, do Nordeste brasileiro. O trabalho possui uma abordagem quanti-qualitativa, onde analisou as contribuições dos cordéis relacionados ao ensino de Biologia nos anais, da 1ª até a 7ª edição, do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), por meio da análise de conteúdo; e uma abordagem qualitativa na elaboração de cordéis, na modalidade sextilha, voltados a área da genética. Após a análise, observou-se um baixo número de trabalhos publicados nos anais do CONEDU com a utilização da literatura de cordel no ensino de Biologia. Os cordéis construídos abordam os conceitos fundamentais da genética e os sistemas sanguíneos, os mesmos respeitaram as regras empregadas ao gênero textual, como a métrica, terminando cada verso na sétima sílaba tônica, e as rimas da modalidade escolhida, na qual acontece no 2°, 4° e 6° verso. Os cordéis apresentados podem ser utilizados nas aulas de Biologia como uma ferramenta para facilitar a compreensão desses conteúdos de genética. Entendemos que sejam necessárias mais pesquisas sobre o uso de cordéis relacionados à Biologia, pois ela é um recurso didático com grande potencial para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem dos conteúdos de genética no ensino médio, tornando as aulas mais convidativas e dinâmicas.pt_BR
dc.format.extent36p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsembargoedAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologiapt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectFerramenta didáticapt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titleProposta da Literatura de Cordel como recurso didático para o ensino de genética no ensino médiopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7577541728444821pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7874863774346301pt_BR
dc.description.abstractxGenetics is an area of Biology responsible for the study of heredity, whose subjects are important for other related areas and extremely important for the students' lives. However, the teaching and learning process of these contents is a challenge, as they are abstract and contain a large number of concepts. Therefore, it is essential to search for didactic resources that help this process, to provide students with effective learning. In this way, the research aims to propose the elaboration of cordel literature as a didactic resource for the teaching of genetics in high school. Cordel literature is a textual genre with simple language and very related to everyday life, in addition, it values popular culture, mainly from the Brazilian Northeast. The work has a quantitative-qualitative approach, where it analyzed the contributions of cordéis related to the teaching of Biology in the annals, from the 1st to the 7th edition, of the National Education Congress (CONEDU), through content analysis; and a qualitative approach in the elaboration of twine, in the sextile modality, focused on the area of genetics. After the analysis, there was a low number of works published in the annals of CONEDU with the use of cordel literature in the teaching of Biology. The twine constructed address the fundamental concepts of genetics and blood systems, they respected the rules used in the textual genre, such as meter, ending each verse on the seventh stressed syllable, and the rhymes of the chosen modality, in which it happens in the 2nd, 4th and 6th verse. The twine presented can be used in Biology classes as a tool to facilitate the understanding of these genetic contents. We understand that more research is needed on the use of twine related to Biology, as it is a didactic resource with great potential to assist in the teaching and learning process of genetics in high school, making classes more inviting and dynamic.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4753-1944pt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Proposta da Literatura de Cordel como um recurso didático para o ensino de genética no ensino médio.pdf341,77 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons