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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47060

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Título: Características da micro, meso e macroacessibilidade de moradores de morros na cidade do Recife: um estudo nas zonas de tráfego 149 e 150
Autor(es): HENAUTH, Frederico Leite Lustosa
ANDRADE, Juliano Castro de
Palavras-chave: Engenharia civil; Macroacessibilidade; Mesoacessibilidade; Microacessibilidade; Pesquisa origem-destino; Zonas de morro; Zonas de tráfego
Data do documento: 14-Fev-2019
Citação: HENAUTH, Frederico Leite Lustosa; ANDRADE, Juliano Castro de. Características da micro, meso e macroacessibilidade de moradores de morros na cidade do Recife: um estudo nas zonas de tráfego 149 e 150. 2019. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: O presente trabalho visa caracterizar a acessibilidade de duas zonas de tráfego localizadas em zonas de morro da cidade do Recife em relação às três escalas espaciais: micro, meso e macro. Foi coletada uma amostra da população das referidas zonas a partir da mais recente Pesquisa de Origem-Destino (OD) da cidade do Recife, de forma que possa representar a realidade da população local. Os dados da pesquisa OD tiveram suas viagens simuladas utilizando o aplicativo Google Maps segundo os diferentes modos de transporte, para as diferentes escalas. Após a simulação de todas as viagens, dispomos os dados segundo modo, escala, zona de tráfego de destino e ainda contabilizando o tempo e distâncias gastos para cada opção. Identificamos que a área de estudo apresenta em imensa maioria viagens para regiões mais afastadas, dependendo então de meios de transporte motorizado e que até para as regiões mais próximas cerca de metade das viagens são realizadas por esses meios, mesmo apresentando rotas que seriam percorridas em menor tempo se realizadas por bicicleta. Concluímos pelas simulações que a área de estudo apresenta ineficiências de acessibilidade a nível micro, meso e macro, e apresentamos propostas locais e gerais a fim de amenizar as carências percebidas. Ademais, com base nos resultados obtidos, suspeitamos que a Pesquisa Origem-Destino de 2016 possa apresentar in formações inconsistentes, sendo assim, sugerimos uma nova forma de realização das próximas pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47060
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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