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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47060
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | ANDRADE, Maurício Oliveira de | - |
dc.contributor.author | HENAUTH, Frederico Leite Lustosa | - |
dc.contributor.author | ANDRADE, Juliano Castro de | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-14T15:45:58Z | - |
dc.date.available | 2022-10-14T15:45:58Z | - |
dc.date.issued | 2019-02-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-13 | - |
dc.identifier.citation | HENAUTH, Frederico Leite Lustosa; ANDRADE, Juliano Castro de. Características da micro, meso e macroacessibilidade de moradores de morros na cidade do Recife: um estudo nas zonas de tráfego 149 e 150. 2019. 69 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47060 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa caracterizar a acessibilidade de duas zonas de tráfego localizadas em zonas de morro da cidade do Recife em relação às três escalas espaciais: micro, meso e macro. Foi coletada uma amostra da população das referidas zonas a partir da mais recente Pesquisa de Origem-Destino (OD) da cidade do Recife, de forma que possa representar a realidade da população local. Os dados da pesquisa OD tiveram suas viagens simuladas utilizando o aplicativo Google Maps segundo os diferentes modos de transporte, para as diferentes escalas. Após a simulação de todas as viagens, dispomos os dados segundo modo, escala, zona de tráfego de destino e ainda contabilizando o tempo e distâncias gastos para cada opção. Identificamos que a área de estudo apresenta em imensa maioria viagens para regiões mais afastadas, dependendo então de meios de transporte motorizado e que até para as regiões mais próximas cerca de metade das viagens são realizadas por esses meios, mesmo apresentando rotas que seriam percorridas em menor tempo se realizadas por bicicleta. Concluímos pelas simulações que a área de estudo apresenta ineficiências de acessibilidade a nível micro, meso e macro, e apresentamos propostas locais e gerais a fim de amenizar as carências percebidas. Ademais, com base nos resultados obtidos, suspeitamos que a Pesquisa Origem-Destino de 2016 possa apresentar in formações inconsistentes, sendo assim, sugerimos uma nova forma de realização das próximas pesquisas. | pt_BR |
dc.format.extent | 69p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia civil | pt_BR |
dc.subject | Macroacessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Mesoacessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Microacessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa origem-destino | pt_BR |
dc.subject | Zonas de morro | pt_BR |
dc.subject | Zonas de tráfego | pt_BR |
dc.title | Características da micro, meso e macroacessibilidade de moradores de morros na cidade do Recife: um estudo nas zonas de tráfego 149 e 150 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/0358266219846998 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work aims to characterize the accessibility of two traffic zones (TAZ) located in hill areas within the city of Recife in relation to three spatial scales: micro, meso and macro. A sample of the population of these areas was collected from Recife”s most recent Origin-Desti nation (OD) survey, so it was possible to represent the reality of the local population. OD survey data had their trips simulated using the Google Maps application according to their respective modes, for the different scales. After simulating all trips, the data was sorted by mode, scale, destination traffic zone, taking into consideration also time and distance spent in each option. It was found that the area of study presents a vast majority of trips to further regions, thus depending on motorized means of transportation, and that even for closer destinations about half of the trips are carried out by these means, even presenting routes that would be travelled in less time 1f performed by bicycle. It was inferred that the area of study presents inefficiencies of accessibility at micro, meso and macro levels, and local and general proposals were made as to attenuate these shortages that were perceived. Furthermore, based on the obtained results, it is suspected that the OD Survey of 2016 may present inconsistent information and thus, a new way of conducting future inquiries was suggested. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
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