Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47017
Compartilhe esta página
Título: | Sentimentos e emoções dos estudantes de educação física pela experiência de dançar: perspectiva fenomenológica e caminho para humanização |
Autor(es): | SILVA, Adriano Florencio da |
Palavras-chave: | Movimento; Fenomenologia; Humanização; Afetos |
Data do documento: | 23-Set-2022 |
Citação: | SILVA, Adriano Florêncio da. Sentimentos e emoções dos estudantes de educação física pela experiência de dançar: perspectiva fenomenológica e caminhos para humanização. 2022. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Quando nos deparamos com os conteúdos da Educação Física escolar verificamos que a dança faz parte desse arcabouço e que pode ter muita contribuição no trato dos alunos quanto ao reconhecimento do seu corpo-próprio bem como a consciência do que se sente. Numa perspectiva fenomenológica, acredita-se que o indivíduo age através da dança mostrando por meio dos seus movimentos aquilo que não pode ser escrito, ou seja, o corpo através da dança demostra seus sentimentos e emoções possibilitando uma experiência humanizadora. Diante disso este trabalho tem como objetivo entender, quais os sentimentos e emoções são vivenciados pelos participantes das apresentações coregráficas de dança. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de inspiração fenomenológica. Participaram do estudo 27 alunos do curso de Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Universidade Federal de Pernambuco que participaram do festival de dança do. Foi utilizado um questionário estruturado constituído de 5 questões acerca dos sentimentos e emoções vividos antes, durante após a apresentação de dança do CAV. Foi realizada vídeo-gravação das respostas dos participantes e depois digitadas para um arquivo de documento word. Os resultados mostraram a partir de recortes da narrativa dos participantes numa perspectiva fenomenológica principalmente os sentimentos como medo, alívio, felicidade e ansiedade os sentimentos e emoções vividos antes, durante e após as apresentações de dança. o olhar fenomenológico possibilita uma infinita recriação e ressignificação, enquanto parte do meio e criador de experiências a partir da dança. Dessa forma acreditamos que essa pesquisa tem uma importância no âmbito da Educação Física assim como profissionais de educação e pesquisadores sociais, trazendo ganhos nas relações entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva fenomenológica podemos nos humanizar. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47017 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adriano Florencio da Silva.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons