Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47017

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorSILVA, Adriano Florencio da-
dc.date.accessioned2022-10-11T23:18:25Z-
dc.date.available2022-10-11T23:18:25Z-
dc.date.issued2022-09-23-
dc.date.submitted2022-10-10-
dc.identifier.citationSILVA, Adriano Florêncio da. Sentimentos e emoções dos estudantes de educação física pela experiência de dançar: perspectiva fenomenológica e caminhos para humanização. 2022. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47017-
dc.description.abstractQuando nos deparamos com os conteúdos da Educação Física escolar verificamos que a dança faz parte desse arcabouço e que pode ter muita contribuição no trato dos alunos quanto ao reconhecimento do seu corpo-próprio bem como a consciência do que se sente. Numa perspectiva fenomenológica, acredita-se que o indivíduo age através da dança mostrando por meio dos seus movimentos aquilo que não pode ser escrito, ou seja, o corpo através da dança demostra seus sentimentos e emoções possibilitando uma experiência humanizadora. Diante disso este trabalho tem como objetivo entender, quais os sentimentos e emoções são vivenciados pelos participantes das apresentações coregráficas de dança. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de inspiração fenomenológica. Participaram do estudo 27 alunos do curso de Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Universidade Federal de Pernambuco que participaram do festival de dança do. Foi utilizado um questionário estruturado constituído de 5 questões acerca dos sentimentos e emoções vividos antes, durante após a apresentação de dança do CAV. Foi realizada vídeo-gravação das respostas dos participantes e depois digitadas para um arquivo de documento word. Os resultados mostraram a partir de recortes da narrativa dos participantes numa perspectiva fenomenológica principalmente os sentimentos como medo, alívio, felicidade e ansiedade os sentimentos e emoções vividos antes, durante e após as apresentações de dança. o olhar fenomenológico possibilita uma infinita recriação e ressignificação, enquanto parte do meio e criador de experiências a partir da dança. Dessa forma acreditamos que essa pesquisa tem uma importância no âmbito da Educação Física assim como profissionais de educação e pesquisadores sociais, trazendo ganhos nas relações entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva fenomenológica podemos nos humanizar.pt_BR
dc.format.extent41p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/*
dc.subjectMovimentopt_BR
dc.subjectFenomenologiapt_BR
dc.subjectHumanizaçãopt_BR
dc.subjectAfetospt_BR
dc.titleSentimentos e emoções dos estudantes de educação física pela experiência de dançar: perspectiva fenomenológica e caminho para humanizaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5442828419292413pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxWhen we are faced with the contents of school Physical Education, we verify that dance is part of this framework and that it can have a lot of contribution in the treatment of students regarding the recognition of their own body as well as the awareness of what they feel. From a phenomenological perspective, it is believed that the individual acts through dance, showing through their movements what cannot be written, that is, the body through dance demonstrates its feelings and emotions, enabling a humanizing experience. Therefore, this work aims to understand, which feelings and emotions are experienced by the participants of choreographic dance presentations. This is a qualitative study of an exploratory nature and phenomenological inspiration. Twenty-seven students from the Physical Education course at Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Federal University of Pernambuco participated in the study. A structured questionnaire consisting of 5 questions was used about feelings and emotions experienced before, during and after the CAV dance presentation. Participants' responses were video-recorded and then typed into a word document file. The results showed from clippings of the participants' narratives in a phenomenological perspective, mainly feelings such as fear, relief, happiness and anxiety, the feelings and emotions experienced before, during and after the dance performances. the phenomenological look allows an infinite recreation and resignification, as part of the environment and creator of experiences based on dance. Thus, we conclude that this research enables the understanding that dance has an important role in the humanization process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Adriano Florencio da Silva.pdf1,32 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons