Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47017
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | MORAIS, Flávio Campos de | - |
dc.contributor.author | SILVA, Adriano Florencio da | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-11T23:18:25Z | - |
dc.date.available | 2022-10-11T23:18:25Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-10-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Adriano Florêncio da. Sentimentos e emoções dos estudantes de educação física pela experiência de dançar: perspectiva fenomenológica e caminhos para humanização. 2022. 41 f. TCC (Graduação) - Curso de Educação Física - Licenciatura, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/47017 | - |
dc.description.abstract | Quando nos deparamos com os conteúdos da Educação Física escolar verificamos que a dança faz parte desse arcabouço e que pode ter muita contribuição no trato dos alunos quanto ao reconhecimento do seu corpo-próprio bem como a consciência do que se sente. Numa perspectiva fenomenológica, acredita-se que o indivíduo age através da dança mostrando por meio dos seus movimentos aquilo que não pode ser escrito, ou seja, o corpo através da dança demostra seus sentimentos e emoções possibilitando uma experiência humanizadora. Diante disso este trabalho tem como objetivo entender, quais os sentimentos e emoções são vivenciados pelos participantes das apresentações coregráficas de dança. Trata-se de um estudo qualitativo de caráter exploratório e de inspiração fenomenológica. Participaram do estudo 27 alunos do curso de Educação Física do Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Universidade Federal de Pernambuco que participaram do festival de dança do. Foi utilizado um questionário estruturado constituído de 5 questões acerca dos sentimentos e emoções vividos antes, durante após a apresentação de dança do CAV. Foi realizada vídeo-gravação das respostas dos participantes e depois digitadas para um arquivo de documento word. Os resultados mostraram a partir de recortes da narrativa dos participantes numa perspectiva fenomenológica principalmente os sentimentos como medo, alívio, felicidade e ansiedade os sentimentos e emoções vividos antes, durante e após as apresentações de dança. o olhar fenomenológico possibilita uma infinita recriação e ressignificação, enquanto parte do meio e criador de experiências a partir da dança. Dessa forma acreditamos que essa pesquisa tem uma importância no âmbito da Educação Física assim como profissionais de educação e pesquisadores sociais, trazendo ganhos nas relações entre os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem a partir de uma perspectiva fenomenológica podemos nos humanizar. | pt_BR |
dc.format.extent | 41p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ | * |
dc.subject | Movimento | pt_BR |
dc.subject | Fenomenologia | pt_BR |
dc.subject | Humanização | pt_BR |
dc.subject | Afetos | pt_BR |
dc.title | Sentimentos e emoções dos estudantes de educação física pela experiência de dançar: perspectiva fenomenológica e caminho para humanização | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5442828419292413 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3573990227761049 | pt_BR |
dc.description.abstractx | When we are faced with the contents of school Physical Education, we verify that dance is part of this framework and that it can have a lot of contribution in the treatment of students regarding the recognition of their own body as well as the awareness of what they feel. From a phenomenological perspective, it is believed that the individual acts through dance, showing through their movements what cannot be written, that is, the body through dance demonstrates its feelings and emotions, enabling a humanizing experience. Therefore, this work aims to understand, which feelings and emotions are experienced by the participants of choreographic dance presentations. This is a qualitative study of an exploratory nature and phenomenological inspiration. Twenty-seven students from the Physical Education course at Centro Acadêmico de Vitória (CAV), Federal University of Pernambuco participated in the study. A structured questionnaire consisting of 5 questions was used about feelings and emotions experienced before, during and after the CAV dance presentation. Participants' responses were video-recorded and then typed into a word document file. The results showed from clippings of the participants' narratives in a phenomenological perspective, mainly feelings such as fear, relief, happiness and anxiety, the feelings and emotions experienced before, during and after the dance performances. the phenomenological look allows an infinite recreation and resignification, as part of the environment and creator of experiences based on dance. Thus, we conclude that this research enables the understanding that dance has an important role in the humanization process. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Adriano Florencio da Silva.pdf | 1,32 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons