Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4699
Title: Embate teórico e repercussões na prática pedagógica da implantação da Pedagogia de Projetos no Colégio Municipal Paulo VI de Juazeiro- BA
Authors: Flávio Soares, José
Keywords: Educação;Práticas pedagógicas;Programa
Issue Date: 2005
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: Flávio Soares, José; Rörh, Ferndinand. Embate teórico e repercussões na prática pedagógica da implantação da Pedagogia de Projetos no Colégio Municipal Paulo VI de Juazeiro- BA. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Abstract: A Secretaria de Educação e Esportes (SEE) da Prefeitura Municipal de Juazeiro Bahia implantou uma proposta pedagógica para toda a rede escolar do município, chamada de Pedagogia de Projetos. E este trabalho, que ora se concretiza, tem como objetivo estudar a implementação dessa proposta no Colégio Municipal Paulo VI, que é a maior instituição da cidade. Além disso, os professores têm melhor qualificação. Neste trabalho, nós apresentamos a implementação da Pedagogia de Projetos, que é a proposta da Secretaria de Educação e Esportes, as bases teóricas que inspiram a proposta, a caracterização das concepções teóricas dos professores e o impacto dessas na prática docente. A análise foi feita tendo como base as informações obtidas por meio de entrevistas semi-estruturadas, realizadas com a equipe técnica da SEE e os professores. Também observamos o trabalho dos mesmos nas salas de aulas e os resultados apontam que a prática da Pedagogia de Projetos ainda não se concretizou; principalmente, porque os professores não conseguiram assimilar e compreender o conceito de globalização, questão chave para a vivência de uma pedagogia que se fundamenta em projetos, sobretudo quando inspirada em Hernández e Ventura
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4699
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo5805_1.pdf638.85 kBAdobe PDFView/Open


This item is protected by original copyright



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.