Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46978

Compartilhe esta página

Título: Cromatografia líquida de alta eficiência, extração líquido-líquido e derivatização com DANSYL para quantificação de aminas biogênicas em queijos
Autor(es): RESQUE, Ian Santana
Palavras-chave: Aminas biogênicas; Histaminas; Cloreto de dansila; Extração líquido-líquido; Queijos; CLAE
Data do documento: 19-Jan-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: RESQUE, Ian Santana. Cromatografia líquida de alta eficiência, extração líquido-líquido e derivatização com DANSYL para quantificação de aminas biogênicas em queijos. 2022. Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: As aminas biogênicas (ABs) são substâncias orgânicas nitrogenadas de baixo peso molecular com efeitos fisiológicos e atividades biológicas. Deste grupo, apenas o nível da histamina em alimentos (HIS) é controlado por órgãos reguladores, com níveis máximos permitidos de 50 mg Kg-1 a 200 mg Kg-1, como MAPA, FDA, EPA, EEA. A intoxicação por ingestão de HIS é chamada de Escombrotoxicose, entretanto, a presença de outras espécies aumenta a toxicidade da HIS, tais como cadaverina(CAD), putrescina (PUT) e tiramina (TYR). Para atender à legislação são necessários métodos para determinar HIS, ademais torna-se necessário, também, detectar a presença de outras ABs nos alimentos devido ao aumento da toxicidade. Nesse trabalho a cromatografia Líquida de alta eficiência (CLAE) foi utilizada para: avaliar ABs derivadas com DNS-Cl; avaliar a eficiência da extração líquido-líquido (LLE), microextração dispersiva líquido-líquido (DLLME) e microextração líquido- líquido assistida por Salting-out (SALLE) das ABs derivadas; e determinar concentração das ABs em amostras de queijos. Com um detector de arranjo de diodos foi construída uma curva de calibração das ABS derivadas e extraídas por LLE no intervalo de concentração de 1 mg L-1 (9 μM) a 100 mg L-1 (720 μM), com limites de detecção 0,1 mg L-1 (1 μM). O método foi empregado para analisar amostras de queijos, os níveis de HIS encontrados foram inferiores ao níveis estipulados pelas agências reguladoras, entretanto a concentração de HIS corresponde apenas ao intervalo de 7% a 26% do total das aminas biogênicas encontradas. A recuperação variou no intervalo de 69% a 122%.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46978
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Ian Santana Resque.pdf1,15 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons