Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46975

Compartilhe esta página

Título: Estudo de uma forma de casco com menor resistência de formação de ondas para número de Froude abaixo de 0,26
Autor(es): FABRICIO FILHO, Luis Carlos
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Forma do casco; Menor resistência de formação de ondas; Economia de energia; Número de Froude
Data do documento: 20-Dez-2018
Citação: FABRÍCIO FILHO, Luis Carlos. Estudo de uma forma de casco com menor resistência de formação de ondas para número de Froude abaixo de 0,26. 2018. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Um total de dez modelos foram confeccionados para um navio cargueiro de 134,5 m de comprimento e capacidade volumétrica de 354 mil pés cúbicos (10 milhões de litros) que estava sendo produzido em uma empresa de construção naval japonesa. Esses modelos foram testados e tiveram os resultados analisados. Os resultados de dois deles mostram que a resistência de formação de ondas de um é consideravelmente mais baixa que a do outro para números de Froude abaixo de 0,26. Isso corresponde a uma economia de 7% de energia pelo uso do modelo com baixa resistência, com o navio trafegando a 17,7 nós (32,7 km/h). Em um ano, estima-se que a diferença de consumo de óleo combustível devido à economia desse 7% varie, em valor, de 1,5 a 3,1 milhões de reais. No entanto, até então não havia sido esclarecida a razão pela qual ocorra uma diferença dessa magnitude na resistência de ondas desses modelos. Com o objetivo de esclarecer a causa desta diferença, foi realizado um estudo teórico, o qual é relatado nesta monografia. Como resultado, descobriu-se que, a despeito de os modelos terem todo o corpo de proa diferentes entre si, a diferença na forma de apenas uma determinada parte do corpo proa é responsável por praticamente toda essa diferença na resistência de formação de ondas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46975
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons