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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46975
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | SHINOHARA, Armando Hideki | - |
dc.contributor.author | FABRICIO FILHO, Luis Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2022-10-10T15:03:41Z | - |
dc.date.available | 2022-10-10T15:03:41Z | - |
dc.date.issued | 2018-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2018-12-20 | - |
dc.identifier.citation | FABRÍCIO FILHO, Luis Carlos. Estudo de uma forma de casco com menor resistência de formação de ondas para número de Froude abaixo de 0,26. 2018. 67 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46975 | - |
dc.description.abstract | Um total de dez modelos foram confeccionados para um navio cargueiro de 134,5 m de comprimento e capacidade volumétrica de 354 mil pés cúbicos (10 milhões de litros) que estava sendo produzido em uma empresa de construção naval japonesa. Esses modelos foram testados e tiveram os resultados analisados. Os resultados de dois deles mostram que a resistência de formação de ondas de um é consideravelmente mais baixa que a do outro para números de Froude abaixo de 0,26. Isso corresponde a uma economia de 7% de energia pelo uso do modelo com baixa resistência, com o navio trafegando a 17,7 nós (32,7 km/h). Em um ano, estima-se que a diferença de consumo de óleo combustível devido à economia desse 7% varie, em valor, de 1,5 a 3,1 milhões de reais. No entanto, até então não havia sido esclarecida a razão pela qual ocorra uma diferença dessa magnitude na resistência de ondas desses modelos. Com o objetivo de esclarecer a causa desta diferença, foi realizado um estudo teórico, o qual é relatado nesta monografia. Como resultado, descobriu-se que, a despeito de os modelos terem todo o corpo de proa diferentes entre si, a diferença na forma de apenas uma determinada parte do corpo proa é responsável por praticamente toda essa diferença na resistência de formação de ondas. | pt_BR |
dc.format.extent | 67p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.subject | Forma do casco | pt_BR |
dc.subject | Menor resistência de formação de ondas | pt_BR |
dc.subject | Economia de energia | pt_BR |
dc.subject | Número de Froude | pt_BR |
dc.title | Estudo de uma forma de casco com menor resistência de formação de ondas para número de Froude abaixo de 0,26 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9814972564961630 | pt_BR |
dc.description.abstractx | A total of ten models were made for a 134.5-meter-long and 354,000-cubic-feet- volume-capacity (10 million liters) cargo ship that was being produced in a Japanese shipbuilding company. These models were tested and had their results analyzed. The results of two of them show that the wave-making resistance of one is considerably lower than that of the other at Froude numbers below 0.26. This corresponds to an energy saving of 7% by the usage of the low resistance model, with the ship traveling at 17.7 knots (32.7 km/h). In one year, it is estimated that the difference in fuel oil consumption due to these 7% economy varies, in value, from 1.5 to 3.1 millions of Brazilian Reais. However, until then it had not been clarified why a difference of this magnitude occurs in the wave resistance of these models. In order to clarify the cause of this difference, a theoretical study was conducted, which is documented in this monograph. As a result, it has been found that, although the models have the whole fore body different from each other, the difference in the form of only one certain part of the fore body is responsible for practically all that difference in wave-making resistance. | pt_BR |
dc.degree.departament | (CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.graduation | CTG-Curso de Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Mecânica |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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LUIS CARLOS FABRÍCIO FILHO-ESTUDO DE UMA FORMA DE CASCO COM MENOR RESISTÊNCIA DE FORMAÇÃO DE ONDAS PARA NÚMERO DE FROUDE ABAIXO DE 0,26 .pdf | 2,67 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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