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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46910
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Título: | Construção de um modelo didático para o ensino da estrutura da molécula de DNA |
Autor(es): | PAZ, Maria Camila de Lima |
Palavras-chave: | Ensino médio; Genética; Recurso didático; Ensino de ciências |
Data do documento: | 4-Out-2022 |
Citação: | PAZ, Maria Camila de Lima. Construção de um modelo didático para o ensino da estrutura da molécula de DNA. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022. |
Abstract: | Os assuntos da área da genética estão presentes no cotidiano popular. Temas como organismos geneticamente modificados (OGMs), aconselhamento genético, testes de DNA para verificação de paternidade/maternidade duvidosa e o surgimento de novas variantes de vírus e bactérias são exemplos de notícias desta área de ensino constantemente veiculadas pela mídia. Embora tão difundidos pelos meios de comunicação, os temas que envolvem a genética são considerados de difícil compreensão pelos estudantes de biologia do ensino médio do Brasil. O fato de estudar estruturas microscópicas e submicroscópicas, como o ácido desoxirribonucleico, dificulta a assimilação de seus conceitos e torna o aprendizado desta área muitas vezes abstrato para os estudantes. Os modelos didáticos tridimensionais são reconhecidos por facilitar a compreensão dos assuntos da área de genética e favorecer a interação professor-aluno, sendo recursos de ensino que se complementam aos livros didáticos. No presente trabalho foi confeccionado um modelo didático sobre a estrutura da molécula do DNA, a partir da utilização de materiais duráveis e de baixo custo. O brinquedo “Pinos mágicos” (Romesa Indústria e Comércio de Plásticos Ltda) foi o principal componente utilizado para a montagem do modelo didático. As diferentes peças do brinquedo foram utilizadas para representar os componentes da molécula de DNA: açúcar desoxirribose, grupamento fosfato, bases nitrogenadas e pontes de hidrogênio. O passo a passo de como o modelo foi confeccionado e como pode ser utilizado em sala de aula é apresentado. Além de auxiliar na compreensão da estrutura do DNA, o modelo didático aqui apresentado, também poderá ser também aplicado no ensino de processos que envolvem a molécula de DNA, como a replicação e a transcrição. Espera-se que o uso do modelo didático nas aulas de biologia no ensino médio contribua para o aprendizado de conceitos da área de genética e torne as aulas mais prazerosas para os estudantes e professores. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46910 |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
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