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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCIA, Ana Cristina Lauer-
dc.contributor.authorPAZ, Maria Camila de Lima-
dc.date.accessioned2022-10-06T11:19:39Z-
dc.date.available2022-10-06T11:19:39Z-
dc.date.issued2022-10-04-
dc.date.submitted2022-10-05-
dc.identifier.citationPAZ, Maria Camila de Lima. Construção de um modelo didático para o ensino da estrutura da molécula de DNA. 2022. 33 f. TCC (Graduação) - Curso de Ciências Biológicas, Centro Acadêmico de Vitória, Universidade Federal de Pernambuco, Vitória de Santo Antão, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46910-
dc.description.abstractOs assuntos da área da genética estão presentes no cotidiano popular. Temas como organismos geneticamente modificados (OGMs), aconselhamento genético, testes de DNA para verificação de paternidade/maternidade duvidosa e o surgimento de novas variantes de vírus e bactérias são exemplos de notícias desta área de ensino constantemente veiculadas pela mídia. Embora tão difundidos pelos meios de comunicação, os temas que envolvem a genética são considerados de difícil compreensão pelos estudantes de biologia do ensino médio do Brasil. O fato de estudar estruturas microscópicas e submicroscópicas, como o ácido desoxirribonucleico, dificulta a assimilação de seus conceitos e torna o aprendizado desta área muitas vezes abstrato para os estudantes. Os modelos didáticos tridimensionais são reconhecidos por facilitar a compreensão dos assuntos da área de genética e favorecer a interação professor-aluno, sendo recursos de ensino que se complementam aos livros didáticos. No presente trabalho foi confeccionado um modelo didático sobre a estrutura da molécula do DNA, a partir da utilização de materiais duráveis e de baixo custo. O brinquedo “Pinos mágicos” (Romesa Indústria e Comércio de Plásticos Ltda) foi o principal componente utilizado para a montagem do modelo didático. As diferentes peças do brinquedo foram utilizadas para representar os componentes da molécula de DNA: açúcar desoxirribose, grupamento fosfato, bases nitrogenadas e pontes de hidrogênio. O passo a passo de como o modelo foi confeccionado e como pode ser utilizado em sala de aula é apresentado. Além de auxiliar na compreensão da estrutura do DNA, o modelo didático aqui apresentado, também poderá ser também aplicado no ensino de processos que envolvem a molécula de DNA, como a replicação e a transcrição. Espera-se que o uso do modelo didático nas aulas de biologia no ensino médio contribua para o aprendizado de conceitos da área de genética e torne as aulas mais prazerosas para os estudantes e professores.pt_BR
dc.format.extent33pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.titleConstrução de um modelo didático para o ensino da estrutura da molécula de DNApt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0563243377799793pt_BR
dc.description.abstractxIssues involving genetics are part of people's daily lives. Topics such as genetically modified organisms (OGMs), genetic counseling, DNA testing for dubious paternity/maternity verification and the emergence of new variants of viruses and bacteria are examples of news in this area of education that are constantly broadcast by the media. Although so widespread by the media, topics involving genetics are considered difficult to understand by high school biology students in Brazil. The fact of studying microscopic and submicroscopic structures, such as deoxyribonucleic acid, makes it difficult to assimilate its concepts and makes learning in this area often abstract for students. Three-dimensional didactic models are recognized for facilitating the understanding of subjects in the area of genetics and favoring teacher-student interaction, being teaching resources that complement textbooks. In the present work, a didactic model was made on the structure of the DNA molecule, using durable and low-cost materials. The “Pinos mágicos” toy (Romesa Indústria e Comércio de Plásticos Ltda) was the main component used to assemble the didactic model. The different parts of the toy were used to represent the components of the DNA molecule: deoxyribose sugar, phosphate group, nitrogenous bases and hydrogen bonds. The step by step of how the model was made and how it can be used in the classroom is presented. In addition to helping to understand the structure of DNA, the didactic model presented here can also be applied in the teaching of processes that involve the DNA molecule, such as replication and transcription. It is expected that the use of the didactic model in biology classes in high school will contribute to the learning of concepts in the area of genetics and make classes more enjoyable for students and teachers.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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