Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46897

Compartilhe esta página

Título: Modelo de política de inspeção de duas fases voltado para sistemas críticos com intervalo variável baseado no conceito delay-time
Autor(es): FERREIRA NETO, Waldomiro Alves
Palavras-chave: Engenharia Mecânica; Manutenção; Inspeção; Sistema crítico; Delay-time; Cabo de aço
Data do documento: 11-Dez-2018
Citação: FERREIRA NETO, Waldomiro Alves. Modelo de política de inspeção de duas fases voltado para sistemas críticos com intervalo variável baseado no conceito delay-time. 2018. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: No cenário de mercado atual, o gerenciamento adequado da manutenção tem se mostrado cada vez mais importante na busca por competitividade. A manutenção preventiva e a manutenção preditiva têm sido amplamente praticadas, com o objetivo de prevenir a ocorrência de falhas e, consequentemente, os seus impactos negativos no processo produtivo. Nesse cenário, este trabalho apresenta um modelo de política de inspeções de duas fases com intervalo variável, voltado para sistemas críticos, onde a ocorrência de falhas pode incorrer em sérios prejuízos em múltiplas dimensões (financeira, humana, entre outras). Assim, foi desenvolvido um modelo de simulação de eventos discretos para um sistema simples, com um componente, cujo processo de deterioração e falha pode ser modelado conforme o conceito delay-time. Este modelo possibilita estimar o desempenho de uma política de manutenção em termos do custo esperado por unidade de tempo no longo prazo. O modelo foi aplicado em um estudo de caso sobre um sistema de elevação de carga, no qual o cabo de aço é considerado como componente crítico a ser estudado. Um algoritmo de busca de soluções foi utilizado de modo a obter recomendações para a política de manutenção. Além disso, uma análise de sensibilidade foi realizada, de modo a se observar algumas tendências do modelo. Como resultado, foi verificado que o formato de política proposto, que considera intervalos de tempo entre inspeções variáveis, pode contribuir para prolongar a vida útil do componente, sem incorrer em altos custos devido a inspeções muito frequentes ou devido à ocorrência de falhas. Por fim, destaca-se que o aumento da dificuldade de gerenciamento da política é compensado pela melhora no desempenho, especialmente quando se trata de sistemas críticos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46897
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons