Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46897

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCAVALCANTE, Cristiano Alexandre Virgínio-
dc.contributor.authorFERREIRA NETO, Waldomiro Alves-
dc.date.accessioned2022-10-05T14:05:16Z-
dc.date.available2022-10-05T14:05:16Z-
dc.date.issued2018-12-11-
dc.date.submitted2022-10-04-
dc.identifier.citationFERREIRA NETO, Waldomiro Alves. Modelo de política de inspeção de duas fases voltado para sistemas críticos com intervalo variável baseado no conceito delay-time. 2018. 52 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Mecânica, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46897-
dc.description.abstractNo cenário de mercado atual, o gerenciamento adequado da manutenção tem se mostrado cada vez mais importante na busca por competitividade. A manutenção preventiva e a manutenção preditiva têm sido amplamente praticadas, com o objetivo de prevenir a ocorrência de falhas e, consequentemente, os seus impactos negativos no processo produtivo. Nesse cenário, este trabalho apresenta um modelo de política de inspeções de duas fases com intervalo variável, voltado para sistemas críticos, onde a ocorrência de falhas pode incorrer em sérios prejuízos em múltiplas dimensões (financeira, humana, entre outras). Assim, foi desenvolvido um modelo de simulação de eventos discretos para um sistema simples, com um componente, cujo processo de deterioração e falha pode ser modelado conforme o conceito delay-time. Este modelo possibilita estimar o desempenho de uma política de manutenção em termos do custo esperado por unidade de tempo no longo prazo. O modelo foi aplicado em um estudo de caso sobre um sistema de elevação de carga, no qual o cabo de aço é considerado como componente crítico a ser estudado. Um algoritmo de busca de soluções foi utilizado de modo a obter recomendações para a política de manutenção. Além disso, uma análise de sensibilidade foi realizada, de modo a se observar algumas tendências do modelo. Como resultado, foi verificado que o formato de política proposto, que considera intervalos de tempo entre inspeções variáveis, pode contribuir para prolongar a vida útil do componente, sem incorrer em altos custos devido a inspeções muito frequentes ou devido à ocorrência de falhas. Por fim, destaca-se que o aumento da dificuldade de gerenciamento da política é compensado pela melhora no desempenho, especialmente quando se trata de sistemas críticos.pt_BR
dc.format.extent52p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectManutençãopt_BR
dc.subjectInspeçãopt_BR
dc.subjectSistema críticopt_BR
dc.subjectDelay-timept_BR
dc.subjectCabo de açopt_BR
dc.titleModelo de política de inspeção de duas fases voltado para sistemas críticos com intervalo variável baseado no conceito delay-timept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6312739422908628pt_BR
dc.description.abstractxA proper maintenance management has been increasingly important in the quest for competitiveness in the current market scenario. Preventive maintenance and predictive maintenance have been widely practiced in order to prevent the occurrence of failures and, consequently, their negative impacts on the production process. From this perspective, this work presents a two-phase inspection policy model with variable interval, focused on critical systems, in which the occurrence of failures can promote serious damages in multiple dimensions (financial, human, and others). Thus, a simulation model of discrete events was developed for a single component system, whose deterioration and failure process can be modelled according to the delay-time concept. This model is able to estimate the performance of a maintenance policy in terms of the expected cost per unit time over the long term. The model was applied in a case study on a load lifting system, in which the steel cable is considered as a critical component to be studied. A solution search algorithm was used to obtain recommendations for the maintenance policy. In addition, a sensitivity analysis was performed in order to observe some tendencies of the model. As a result, the proposed policy, which considers time intervals between variable inspections, can contribute to prolong component life without incurring high costs due to very frequent inspections or due to the occurrence of failures. Finally, the increase in the difficulty of managing the policy is compensated by the improvement in the performance, especially when it comes to critical systems.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DMEC) - Departamento de Engenharia Mecânica pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Mecânica



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons