Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46865

Compartilhe esta página

Título: Elaboração de mobiliários padrões para pontos de parada de ônibus : estudo de caso do percurso da linha Ti. Macaxeira/Encruzilhada no corredor da Avenida Norte em Recife
Autor(es): MELO, Paulo Henrique Longo de
PONTES, Rúbia Araújo
Palavras-chave: Engenharia Civil; Ponto de parada; Mobiliário; Abrigo; Ônibus; Urbano
Data do documento: 7-Ago-2018
Citação: MELO, Paulo Henrique Longo de; PONTES, Rúbia Araújo. Elaboração de mobiliários padrões para pontos de parada de ônibus:: estudo de caso do percurso da linha Ti. Macaxeira/Encruzilhada no corredor da Avenida Norte em Recife. 2018. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Para que qualquer tipo de construção seja bem executado é necessária alguma forma de planejamento. Prédios, pontes e barragens são exemplos de construções que possuem uma série de projetos e um passo a passo bem definido. Para construir uma cidade não é diferente. Há carência de diretrizes que rejam os componentes da infraestrutura urbana e mobiliários urbanos, com os quais a população interage a todo momento, sendo assim elementos de extrema importância para a funcionalidade ótima da cidade e qualidade de vida de seus habitantes. Este estudo tem o objetivo de elaborar procedimentos técnicos para a criação de um mobiliário em especial, os pontos de parada de ônibus. Através de uma extensa pesquisa bibliográfica em território nacional, se reconhece a escassez de normas e leis que abordem este tema. Por meio de uma pesquisa popular, realizou-se a obtenção e o processamento de dados e, assim, foi possível reunir características de um ponto de parada de ônibus ideal ao olhar dos moradores da região metropolitana do Recife.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46865
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons