Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46865

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorVASCONCELOS, Fernando Jordão de-
dc.contributor.authorMELO, Paulo Henrique Longo de-
dc.contributor.authorPONTES, Rúbia Araújo-
dc.date.accessioned2022-10-04T18:41:50Z-
dc.date.available2022-10-04T18:41:50Z-
dc.date.issued2018-08-07-
dc.date.submitted2022-09-30-
dc.identifier.citationMELO, Paulo Henrique Longo de; PONTES, Rúbia Araújo. Elaboração de mobiliários padrões para pontos de parada de ônibus:: estudo de caso do percurso da linha Ti. Macaxeira/Encruzilhada no corredor da Avenida Norte em Recife. 2018. 42 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46865-
dc.description.abstractPara que qualquer tipo de construção seja bem executado é necessária alguma forma de planejamento. Prédios, pontes e barragens são exemplos de construções que possuem uma série de projetos e um passo a passo bem definido. Para construir uma cidade não é diferente. Há carência de diretrizes que rejam os componentes da infraestrutura urbana e mobiliários urbanos, com os quais a população interage a todo momento, sendo assim elementos de extrema importância para a funcionalidade ótima da cidade e qualidade de vida de seus habitantes. Este estudo tem o objetivo de elaborar procedimentos técnicos para a criação de um mobiliário em especial, os pontos de parada de ônibus. Através de uma extensa pesquisa bibliográfica em território nacional, se reconhece a escassez de normas e leis que abordem este tema. Por meio de uma pesquisa popular, realizou-se a obtenção e o processamento de dados e, assim, foi possível reunir características de um ponto de parada de ônibus ideal ao olhar dos moradores da região metropolitana do Recife.pt_BR
dc.format.extent42p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectPonto de paradapt_BR
dc.subjectMobiliáriopt_BR
dc.subjectAbrigopt_BR
dc.subjectÔnibuspt_BR
dc.subjectUrbanopt_BR
dc.titleElaboração de mobiliários padrões para pontos de parada de ônibus : estudo de caso do percurso da linha Ti. Macaxeira/Encruzilhada no corredor da Avenida Norte em Recifept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0310047689133449pt_BR
dc.description.abstractxSome degree of planning is necessary for any kind of construction to be well executed. Buildings, bridges and dams are all examples of constructions that require series of projects and a well-defined step-by-step construction process. Constructing a city is no different. There is a lack of governing guidelines for the urban infrastructure components and amenities, with which the population constantly interacts, and are thus of vital importance for the city's optimal functionality and the quality of life for its residents. This study aims to elaborate technical procedures for the creation of one amenity in particular, specifically bus stop points. Through extensive bibliographical research within national territory, there is a clearly identifiable scarcity of relevant norms and laws that address this subject. By means of survey research, data collection and processing our research was able to identify the ideal characteristics for bus stops to meet the needs of residents of the metropolitan area of Recife.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons