Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46841

Compartilhe esta página

Título: Análise do sistema BIKE PE através do banco de dados de viagem
Autor(es): MACÊDO, Mateus Martins Cavalcante de.
Palavras-chave: Engenharia Civil; Bicicletas Compartilhadas; Mobilidade urbana; Sustentabilidade
Data do documento: 19-Jul-2018
Citação: MACÊDO, Mateus Martins Cavalcante de. Análise do sistema BIKE PE através do banco de dados de viagem. 2018. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.
Abstract: Na segunda metade do século 20, alguns estudiosos começavam a perceber que era necessário repensar os métodos de desenvolvimento para formas mais sustentáveis. Uma das principais áreas que precisa ser refletida sobre as lentes da sustentabilidade é a da mobilidade urbana, que no século passado foi pensada e planejada com preferência ao automóvel, o que trouxe problemas como congestionamentos e poluição. Uma das principais alternativas para uma mobilidade urbana sustentável é a bicicleta. Com a priorização dos automóveis, a bicicleta perdeu espaço no cenário urbano por ser um veículo mais sensível, porém ela tem diversos benefícios como menor uso do espaço das vias e baixo impacto ambiental. Outra alternativa é a economia compartilhada voltada para a mobilidade. O compartilhamento de bens tem diminuído seu tempo ocioso, tornando-os mais eficientes. Combinando essas alternativas, temos o bikesharing ou sistema de bicicletas compartilhadas. Esses sistemas têm se popularizado pelo mundo nessa última década por se mostrar uma opção sustentável e de baixo custo de operação. O sistema de Recife e Região Metropolitana, Bike PE, veio nessa leva em 2013. Esse trabalho tem como objetivo analisar como o sistema Bike PE tem funcionado e identificar seus pontos fortes e fracos. A análise realizada nesse trabalho foi feita utilizando o banco de dados das viagens, também conhecido Trip Data, realizadas no sistema entre maio de 2016 e maio de 2017. Outros dados externos ao banco de dados foram utilizados como precipitação diária e número de bicicletas disponíveis do sistema para melhorar tal análise. Ao fim do trabalho foi encontrado que o sistema é mais utilizado em dias úteis do que no final de semana, o que reduz a impressão que o foco do sistema são as viagens a lazer. As horas de pico de viagens estão localizadas a tarde, o que aponta, em conjunto com outras pesquisas, que o sistema é usado em viagens de saída de trabalho e estudo. Também foi encontrado que o sistema é majoritariamente utilizado por homens e através do cartão de transportes metropolitano.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46841
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MATEUS MARTINS CAVALCANTE DE MACÊDO-ANÁLISE DO SISTEMA BIKE PE ATRAVÉS DO BANCO DE DADOS DE VIAGEM.pdf2,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons