Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46841
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ANDRADE, Maurício Oliveira de | - |
dc.contributor.author | MACÊDO, Mateus Martins Cavalcante de. | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-30T22:35:11Z | - |
dc.date.available | 2022-09-30T22:35:11Z | - |
dc.date.issued | 2018-07-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-30 | - |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Mateus Martins Cavalcante de. Análise do sistema BIKE PE através do banco de dados de viagem. 2018. 99 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46841 | - |
dc.description.abstract | Na segunda metade do século 20, alguns estudiosos começavam a perceber que era necessário repensar os métodos de desenvolvimento para formas mais sustentáveis. Uma das principais áreas que precisa ser refletida sobre as lentes da sustentabilidade é a da mobilidade urbana, que no século passado foi pensada e planejada com preferência ao automóvel, o que trouxe problemas como congestionamentos e poluição. Uma das principais alternativas para uma mobilidade urbana sustentável é a bicicleta. Com a priorização dos automóveis, a bicicleta perdeu espaço no cenário urbano por ser um veículo mais sensível, porém ela tem diversos benefícios como menor uso do espaço das vias e baixo impacto ambiental. Outra alternativa é a economia compartilhada voltada para a mobilidade. O compartilhamento de bens tem diminuído seu tempo ocioso, tornando-os mais eficientes. Combinando essas alternativas, temos o bikesharing ou sistema de bicicletas compartilhadas. Esses sistemas têm se popularizado pelo mundo nessa última década por se mostrar uma opção sustentável e de baixo custo de operação. O sistema de Recife e Região Metropolitana, Bike PE, veio nessa leva em 2013. Esse trabalho tem como objetivo analisar como o sistema Bike PE tem funcionado e identificar seus pontos fortes e fracos. A análise realizada nesse trabalho foi feita utilizando o banco de dados das viagens, também conhecido Trip Data, realizadas no sistema entre maio de 2016 e maio de 2017. Outros dados externos ao banco de dados foram utilizados como precipitação diária e número de bicicletas disponíveis do sistema para melhorar tal análise. Ao fim do trabalho foi encontrado que o sistema é mais utilizado em dias úteis do que no final de semana, o que reduz a impressão que o foco do sistema são as viagens a lazer. As horas de pico de viagens estão localizadas a tarde, o que aponta, em conjunto com outras pesquisas, que o sistema é usado em viagens de saída de trabalho e estudo. Também foi encontrado que o sistema é majoritariamente utilizado por homens e através do cartão de transportes metropolitano. | pt_BR |
dc.format.extent | 99p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Engenharia Civil | pt_BR |
dc.subject | Bicicletas Compartilhadas | pt_BR |
dc.subject | Mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | Sustentabilidade | pt_BR |
dc.title | Análise do sistema BIKE PE através do banco de dados de viagem | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0093267389008960 | pt_BR |
dc.description.abstractx | In the second half of the 20th century, some scholars began to realize that it was necessary to rethink development methods to more sustainable forms. One of the main areas that needed to be reflected upon sustainability lenses is that of urban mobility, which in the last century was thought and planned with preference for automobiles, which has brought problems such as congestion and pollution. One of the main alternatives for sustainable urban mobility is the bicycle. With the prioritization of automobiles, the bicycle has lost space in the urban scenery as it is a more sensitive vehicle, but it has several benefits such as less use of road space and low environmental impact. Another alternative is the shared economy focused on mobility. Sharing of assets has decreased their downtime, making them more efficient. Combining these alternatives, we have the bikesharing or shared bike system. These systems have become popular around the world in the last decade for being a sustainable and low-cost option for operation. The system of Recife and its Metropolitan Region, Bike PE, came in this wave, in 2013. This work aims to analyze how the Bike PE system has worked and identify its strengths and weaknesses. The analysis performed in this work was done using the trip data database between May 2016 and May 2017. Other external data were used as daily precipitation and number of bicycles available in the system to improve this analysis. At the end of the work it was found that the system is more used on weekdays than at the weekend, which reduces the impression that the focus of the system is on leisure travel. Peak travel hours are located in the afternoon, which points, in conjunction with other surveys, that the system is used on journeys out of work and study. It has also been found that the system is mostly used by men and through the metropolitan transport card. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MATEUS MARTINS CAVALCANTE DE MACÊDO-ANÁLISE DO SISTEMA BIKE PE ATRAVÉS DO BANCO DE DADOS DE VIAGEM.pdf | 2,13 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons