Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46817
Share on
Title: | Análise do km 69 da BR-101/PE sob o ponto de vista da engenharia |
Authors: | SANTOS, Gabriel Pereira Magalhães de Novaes SILVA, João Paulo de Barros Chaves |
Keywords: | Engenharia Civil; BR 101; Km 69; Contorno do Recife; Acidentes |
Issue Date: | 7-Aug-2018 |
Citation: | SANTOS, Gabriel Pereira Magalhães de Novaes; SILVA, João Paulo de Barros Chaves. Análise do km 69 da BR-101/PE sob o ponto de vista da engenharia. 2018. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018. |
Abstract: | A BR-101 é a rodovia federal mais extensa e a principal via de transporte rodoviário do país, com cerca de 4.552,00 Km de extensão quase toda inserida no litoral brasileiro. Em Pernambuco, esta rodovia começa no extremo norte do estado na divisa com a Paraíba e termina na divisa com Alagoas, totalizando 213,90 Km de extensão. Apesar de ser um importante corredor rodoviário, a BR-101 possui um elevado índice de acidentes, tendo suas causas por diversos motivos. Dentro da faixa que corta o estado de Pernambuco, está inserido o Contorno do Recife, trecho que atravessa a região metropolitana da cidade e vai de Abreu e Lima (Km 51,6) a Jaboatão dos Guararapes (Km 82,3). Este trecho é o mais perigoso do estado, onde estão localizados cerca de metade dos acidentes que ocorrem na rodovia. Devido a esta triste realidade, o presente trabalho de conclusão de curso se objetiva em analisar as causas dos acidentes, à título didático e amostral, em um trecho de 1 Km inserido no Contorno do Recife. O trecho em estudo é o Km 69 da BR-101 – DIV PE/PB, próximo a Universidade Federal de Pernambuco. A análise será feita a partir dos dados estatísticos de acidentes fornecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), buscando uma correlação destes dados com as atuais condições do pavimento, da sinalização e a geometria do trecho. E assim, espera-se que os resultados obtidos contribuam na busca por soluções que reduzam o número de acidentes na rodovia. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46817 |
Appears in Collections: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
GABRIEL PEREIRA MAGALHÃES DE NOVAES SANTOS_JOÃO PAULO DE BARROS CHAVES SILVA - ANÁLISE DO KM 69 DA BR-101_PE SOB O PONTO DE VISTA DA ENGENHARIA .pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License