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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorMOREIRA, Mauricio Renato Pina-
dc.contributor.authorSANTOS, Gabriel Pereira Magalhães de Novaes-
dc.contributor.authorSILVA, João Paulo de Barros Chaves-
dc.date.accessioned2022-09-30T12:38:36Z-
dc.date.available2022-09-30T12:38:36Z-
dc.date.issued2018-08-07-
dc.date.submitted2022-09-29-
dc.identifier.citationSANTOS, Gabriel Pereira Magalhães de Novaes; SILVA, João Paulo de Barros Chaves. Análise do km 69 da BR-101/PE sob o ponto de vista da engenharia. 2018. 47 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2018.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46817-
dc.description.abstractA BR-101 é a rodovia federal mais extensa e a principal via de transporte rodoviário do país, com cerca de 4.552,00 Km de extensão quase toda inserida no litoral brasileiro. Em Pernambuco, esta rodovia começa no extremo norte do estado na divisa com a Paraíba e termina na divisa com Alagoas, totalizando 213,90 Km de extensão. Apesar de ser um importante corredor rodoviário, a BR-101 possui um elevado índice de acidentes, tendo suas causas por diversos motivos. Dentro da faixa que corta o estado de Pernambuco, está inserido o Contorno do Recife, trecho que atravessa a região metropolitana da cidade e vai de Abreu e Lima (Km 51,6) a Jaboatão dos Guararapes (Km 82,3). Este trecho é o mais perigoso do estado, onde estão localizados cerca de metade dos acidentes que ocorrem na rodovia. Devido a esta triste realidade, o presente trabalho de conclusão de curso se objetiva em analisar as causas dos acidentes, à título didático e amostral, em um trecho de 1 Km inserido no Contorno do Recife. O trecho em estudo é o Km 69 da BR-101 – DIV PE/PB, próximo a Universidade Federal de Pernambuco. A análise será feita a partir dos dados estatísticos de acidentes fornecidos pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Departamento de Polícia Rodoviária Federal (DPRF), buscando uma correlação destes dados com as atuais condições do pavimento, da sinalização e a geometria do trecho. E assim, espera-se que os resultados obtidos contribuam na busca por soluções que reduzam o número de acidentes na rodovia.pt_BR
dc.format.extent47p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Civilpt_BR
dc.subjectBR 101pt_BR
dc.subjectKm 69pt_BR
dc.subjectContorno do Recifept_BR
dc.subjectAcidentespt_BR
dc.titleAnálise do km 69 da BR-101/PE sob o ponto de vista da engenhariapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1554286042363904pt_BR
dc.description.abstractxThe BR-101 is the most extensive federal highway and the main road transportation route in the country, with about 4,552.00 Km of extension almost all inserted in the Brazilian coast. In Pernambuco, this highway begins in the extreme north of the state on the border with Paraíba and ends on the border with Alagoas, totaling 213.90 km in length. Despite being an important road corridor, the BR-101 has a high accident rate, and its causes are due to several reasons. Within the range that intersects the state of Pernambuco, is the Contour of Recife, which crosses the metropolitan area of the city and runs from Abreu e Lima (Km 51,6) to Jaboatão dos Guararapes (Km 82,3). This stretch is the most dangerous of the state, where are located about half of the accidents that occur on the highway. Due to this sad reality, the present work of course completion aims at analyzing the causes of accidents, as didactic and sample, in a stretch of 1 km inserted in the Contorno do Recife. The section under study is the Km 69 of BR-101 - DIV PE / PB, near the Federal University of Pernambuco. The analysis will be based on the statistical data of accidents provided by the National Department of Transport Infrastructure (DNIT) and the Department of Federal Highway Police (DPRF), seeking a correlation of this data with the current conditions of pavement, signaling and geometry of the stretch. And so, it is hoped that the results obtained will contribute to the search for solutions that reduce the number of accidents on the highway.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Engenharias::Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.departament::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil pt_BR
dc.degree.graduation::CTG-Curso de Engenharia Civilpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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