Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46810

Comparte esta pagina

Título : Análise e justificativa das diferenças dos custos unitários básicos do SINAPI e custos unitários básicos do SINDUSCON
Autor : ABREU, Judah Levi Santos de
Palabras clave : Engenharia Civil; CUB; Engenharia de avaliações; SINAPI; SINDUSCON
Fecha de publicación : 14-ago-2018
Citación : ABREU, Judah Levi Santos de. Análise e justificativa das diferenças dos custos unitários básicos do SINAPI e custos unitários básicos do SINDUSCON. 2018. 81 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Resumen : A engenharia de avaliações é um ramo da engenharia civil responsável pela avaliação de empreendimentos imobiliários sejam eles residenciais, populares, industriais ou comerciais. Esse ramo vai muito além do que simples conhecimentos de engenheiro ou de construção civil, sendo necessários conhecimentos de arquitetura, mercado imobiliário, economia, administração e outros mais. Há interesse por parte do mercado de imóveis, de instituições financeiras que realizam compras, vendas e financiamentos de imóveis e órgãos públicos municipais para o cálculo dos tributos referente à propriedade urbana. O custo unitário básico (CUB) é usado para dar uma ordem de grandeza no valor de um empreendimento. O CUB é divulgado mensalmente e o Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI) e o Sindicato da Indústria da Construção Civil (SINDUSCON) são as principais instituições envolvidas no cálculo desse indicador. Aqui vamos tratar com detalhes a origem e importância desses órgãos, como calculam o CUB, as bases legais e normativas desse cálculo, os motivos e justificativas das diferenças entre o CUB dessas duas instituições, sugestões de melhoria e aproximação dos valores e como essa ferramenta é usada pelo engenheiro de avaliações, construtores e até mesmo leigos, visto que seu uso é simples e fácil de executar.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46810
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons