Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46750

Compartilhe esta página

Título: Estudo comparativo entre o contrapiso convencional e o contrapiso com argamassa autonivelante
Autor(es): LIMA, Allan Felipe da Silva
Palavras-chave: Engenharia Civil; Contrapiso com argamassa autonivelante; Contrapiso convencional; Composição de custo; Produtividade
Data do documento: 15-Fev-2019
Citação: LIMA, Allan Felipe da Silva. Estudo comparativo entre o contrapiso convencional e o contrapiso com argamassa autonivelante. 2019. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Em um cenário de crise no setor da construção civil, fazem-se necessários estudos especialmente detalhados acerca da condução de obras de grande, médio e pequeno porte de forma mais econômica e eficiente. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo realizar uma comparação entre o contrapiso com argamassa convencional, popularmente conhecido como “farofa” e o contrapiso com argamassa autonivelante, dispondo como critérios: economicidade e produtividade. Foi desenvolvido estudo comparativo de custos utilizando as tabelas oferecidas pela Caixa Econômica Federal no mês de setembro de 2018, sendo analisados parâmetros de produtividade e sua influência no desenvolvimento da obra. Realizou-se, concomitantemente, comparação quantitativa entre os métodos de execução dos contrapisos objetos de estudo desta monografia. Por fim, o resultado da análise determina que o contrapiso autonivelante oferece uma economia de R$ 12,00/m2 em relação ao contrapiso convencional, além de o tempo de execução ser 100% mais rápido, para espessuras de 3,00 cm.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46750
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons