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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46741

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Título: Estudo de drenagem de vias utilizando comparativos entre nivelamento geométrico e método GNSS
Autor(es): SILVA, Eduardo Alves da
SiLVA, Rafael Lima Barros da
Palavras-chave: Engenharia Cartográfica; Topografia; GNSS estático rápido; Modelagem de terreno; Escoamento superficial
Data do documento: 27-Jun-2019
Citação: SILVA, Eduardo Alves da; SILVA, Rafael Lima Barros da. Estudo de drenagem de vias utilizando comparativos entre nivelamento geométrico e método GNSS. 2019. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.
Abstract: Diante do constante crescimento populacional, associado a expansões desordenadas das ocupações urbanas, as cidades atualmente se encontram impregnadas em problemas sociais e más condições de vida para seus cidadãos mais vulneráveis. A gestão pública deficiente do uso do solo, em conjunto com condições ambientais desfavoráveis pode causar sérios problemas à população quando se trata de enchentes, especialmente em cidades como Recife, onde grande parte da ocupação urbana se encontra a poucos metros do nível do mar. Conhecendo os problemas históricos de alagamentos enfrentados pela cidade, esta pesquisa tem como objetivo fornecer uma solução mais eficiente em termos de custos para o levantamento de terrenos, a fim de trazer recursos mais baratos, rápidos e válidos para a gestão pública. Para fins de avaliação da viabilidade do método de levantamento Estático Rápido GNSS (Global Navigation Satellite System) contra o nivelamento geométrico, foi escolhida uma área-piloto dentro do campus universitário com registro histórico de alagamentos, a qual foi levantada pelos dois métodos e comparada através de várias perspectivas. Os dados de altitude revelaram desvios entre 10 a 15 cm em quase 50% dos pontos medidos, quando comparados os resultados do GNSS com os dados de referência. A diferença nos resultados também pode ser vista na análise dos modelos digitais de terreno gerados a partir dos dados, que mostra que as áreas de alagamento foram superestimadas ao longo da área de estudo, no levantamento GNSS. Os resultados sugerem que o aumento do tempo de ocupação pode ser uma opção para melhorar a qualidade geral dos resultados do método estático rápido GNSS para fins de levantamento de terrenos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46741
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura



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