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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46741

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorJAMUR, Karoline Paes-
dc.contributor.authorSILVA, Eduardo Alves da-
dc.contributor.authorSiLVA, Rafael Lima Barros da-
dc.date.accessioned2022-09-28T12:06:40Z-
dc.date.available2022-09-28T12:06:40Z-
dc.date.issued2019-06-27-
dc.date.submitted2022-09-27-
dc.identifier.citationSILVA, Eduardo Alves da; SILVA, Rafael Lima Barros da. Estudo de drenagem de vias utilizando comparativos entre nivelamento geométrico e método GNSS. 2019. 89 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensura, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46741-
dc.description.abstractDiante do constante crescimento populacional, associado a expansões desordenadas das ocupações urbanas, as cidades atualmente se encontram impregnadas em problemas sociais e más condições de vida para seus cidadãos mais vulneráveis. A gestão pública deficiente do uso do solo, em conjunto com condições ambientais desfavoráveis pode causar sérios problemas à população quando se trata de enchentes, especialmente em cidades como Recife, onde grande parte da ocupação urbana se encontra a poucos metros do nível do mar. Conhecendo os problemas históricos de alagamentos enfrentados pela cidade, esta pesquisa tem como objetivo fornecer uma solução mais eficiente em termos de custos para o levantamento de terrenos, a fim de trazer recursos mais baratos, rápidos e válidos para a gestão pública. Para fins de avaliação da viabilidade do método de levantamento Estático Rápido GNSS (Global Navigation Satellite System) contra o nivelamento geométrico, foi escolhida uma área-piloto dentro do campus universitário com registro histórico de alagamentos, a qual foi levantada pelos dois métodos e comparada através de várias perspectivas. Os dados de altitude revelaram desvios entre 10 a 15 cm em quase 50% dos pontos medidos, quando comparados os resultados do GNSS com os dados de referência. A diferença nos resultados também pode ser vista na análise dos modelos digitais de terreno gerados a partir dos dados, que mostra que as áreas de alagamento foram superestimadas ao longo da área de estudo, no levantamento GNSS. Os resultados sugerem que o aumento do tempo de ocupação pode ser uma opção para melhorar a qualidade geral dos resultados do método estático rápido GNSS para fins de levantamento de terrenos.pt_BR
dc.format.extent89p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Cartográficapt_BR
dc.subjectTopografiapt_BR
dc.subjectGNSS estático rápidopt_BR
dc.subjectModelagem de terrenopt_BR
dc.subjectEscoamento superficialpt_BR
dc.titleEstudo de drenagem de vias utilizando comparativos entre nivelamento geométrico e método GNSSpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coGONÇALVES, Maria de Lourdes de Aquino Macedo-
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3082402813668555pt_BR
dc.description.abstractxFaced with a constant population growth, associated with disorderly expansions of urban occupations, cities nowadays are entrenched in societal problems and bad life conditions to their most vulnerable citizens. Deficient state management of land use added to unfavorable environmental conditions can render the people to severe distress when it comes to floods, especially cities like Recife, where most of its urban occupations are situated a few meters above sea level. Knowing the historical flood problems faced by the city, this research aims to provide a more cost-efficient solution to land surveying, in order to bring up cheaper, faster and yet valid features to land public management. For the purpose of quality assessment of the Rapid Static GNSS (Global Navigation Satellite System) surveying method against geometric leveling, a pilot area inside university campus with known record of floods was chosen, which was surveyed by both methods and the results compared through various perspectives. Altitude data revealed deviations between 10 to 15 mm in almost 50% of the points measured when compared the GNSS results with the reference data. The difference in results could also be seen in the analysis of the digital terrain models generated from the data, which shows the flood areas were overestimated throughout the area of study in the GNSS survey. The results suggest that increasing occupation time might be an option to improve the overall quality of the Rapid Static GNSS method for land surveying purposespt_BR
dc.subject.cnpqEngenharias::Engenharia Cartográficapt_BR
dc.degree.departament(CTG-DECart) - Departamento de Engenharia Cartográfica pt_BR
dc.degree.graduationCTG-Curso de Engenharia Cartográfica e de Agrimensurapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localRecifept_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/0102204743458112pt_BR
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Cartográfica e Agrimensura



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