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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46732
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Título : | O movimento de cultura popular do Recife (1962-1964) : memórias sobre o projeto de educação de pessoas adultas |
Autor : | HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro |
Palabras clave : | Cultura popular – Recife (PE); Educação de adultos – Recife (PE); Alfabetização – Recife (PE); Memória coletiva – Recife (PE) |
Fecha de publicación : | 23-abr-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro. O movimento de cultura popular do Recife (1962-1964): memórias sobre o projeto de educação de pessoas adultas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Resumen : | O presente estudo dimensiona as memórias sobre o processo de alfabetização de pessoas adultas, na cidade do Recife, no período de 1960-1964, a partir da atuação do Movimento de Cultura Popular (MCP). São ressaltadas, assim, as contribuições do Movimento para mobilizar a população em torno da educação e para a transformação social. Neste sentido, a pesquisa articula os movimentos epistêmicos, teóricos e políticos de resgate-reflexão propostos pelo MCP. A seguinte problemática sustentou a pesquisa: Quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura Popular do Recife, entre os anos de 1962 e 1964? A partir da questão proposta, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura do Recife, entre os anos de 1962 e 1964. A abordagem eleita à pesquisa se inscreve em uma perspectiva histórica e qualitativa, buscando a compreensão e interpretações dos fatos e experiências que foram mapeadas. A pesquisa desenvolvida, de cunho documental, articula a compreensão e a interpretação dos documentos, procurando resgatar parte significativa das memórias do Movimento. Os resultados apontam que as ações do Movimento mobilizaram sentidos sobre a alfabetização numa proposta ampla, que rompeu a perspectiva de atos vazios, maquinais, de mera decodificação silábica, no ato de ler e escrever. Tais sentidos envolveram um contexto de lutas sociais, de experiências, sensibilidades e reconhecimento político. Em suma, o sentido sobre a alfabetização, para o Movimento, transcendeu e ressignificou a noção de projeto educativo, consolidando possibilidades outras sobre o fazer pedagógico que podem existir na perspectiva da palavra educ(ação). |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46732 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
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