Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46732
Share on
Title: | O movimento de cultura popular do Recife (1962-1964) : memórias sobre o projeto de educação de pessoas adultas |
Authors: | HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro |
Keywords: | Cultura popular – Recife (PE); Educação de adultos – Recife (PE); Alfabetização – Recife (PE); Memória coletiva – Recife (PE) |
Issue Date: | 23-Apr-2021 |
Publisher: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citation: | HOLANDA, Stefani Tamires Alves Ribeiro. O movimento de cultura popular do Recife (1962-1964): memórias sobre o projeto de educação de pessoas adultas. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação Contemporânea) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. |
Abstract: | O presente estudo dimensiona as memórias sobre o processo de alfabetização de pessoas adultas, na cidade do Recife, no período de 1960-1964, a partir da atuação do Movimento de Cultura Popular (MCP). São ressaltadas, assim, as contribuições do Movimento para mobilizar a população em torno da educação e para a transformação social. Neste sentido, a pesquisa articula os movimentos epistêmicos, teóricos e políticos de resgate-reflexão propostos pelo MCP. A seguinte problemática sustentou a pesquisa: Quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura Popular do Recife, entre os anos de 1962 e 1964? A partir da questão proposta, o objetivo geral da pesquisa consistiu em compreender quais os principais sentidos sobre a alfabetização de pessoas adultas mobilizados pelo Movimento de Cultura do Recife, entre os anos de 1962 e 1964. A abordagem eleita à pesquisa se inscreve em uma perspectiva histórica e qualitativa, buscando a compreensão e interpretações dos fatos e experiências que foram mapeadas. A pesquisa desenvolvida, de cunho documental, articula a compreensão e a interpretação dos documentos, procurando resgatar parte significativa das memórias do Movimento. Os resultados apontam que as ações do Movimento mobilizaram sentidos sobre a alfabetização numa proposta ampla, que rompeu a perspectiva de atos vazios, maquinais, de mera decodificação silábica, no ato de ler e escrever. Tais sentidos envolveram um contexto de lutas sociais, de experiências, sensibilidades e reconhecimento político. Em suma, o sentido sobre a alfabetização, para o Movimento, transcendeu e ressignificou a noção de projeto educativo, consolidando possibilidades outras sobre o fazer pedagógico que podem existir na perspectiva da palavra educ(ação). |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46732 |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado - Educação Contemporânea / CAA |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Stefani Tamires Alves Ribeiro Holanda.pdf | 6,1 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License