Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46701

Share on

Title: Manual técnico-pedagógico para produção de tijolos ecológicos : uma ferramenta didática para a educação popular
Authors: SILVA, Cainã Ferraz e
Keywords: Educação ambiental; Tijolos; Construção sustentável
Issue Date: 22-Feb-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: SILVA, Cainã Ferraz e. Manual técnico-pedagógico para produção de tijolos ecológicos: uma ferramenta didática para a educação popular. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: O uso de manuais como ferramentas pedagógicas para o ensino tem se mostrado eficientes em vários campos da educação. Os manuais podem servir como guias didáticos e ou bússolas metodológicas, para docentes e discentes. Sua abordagem simples e objetiva encaminha o leitor para um saber fazer, fornecendo os passos para alcançar objetivos de aprendizagem bem definidos. O tijolos ecológico é uma tecnologia que reduz significativamente a pegada ambiental do processo construtivo, diminuindo o uso de cimento e eliminando a queima de madeira em seu processo de produção e no processo construtivo como um todo. Somado a isso, quando abordado como tecnologia social, pode promover o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, trazendo diversos benefícios sociais e econômicos as comunidades que o utilizam. Assim, o objetivo deste trabalho de conclusão profissional, foi construir um Manual Técnico-Pedagógico que corrobore os trabalhos educativos desenvolvidos para o ensino de técnicas e tecnologias sociais, tendo o tijolo ecológico como objeto e abordando o processo aos olhos da educação popular, visando desenvolver nos educandos as competências e habilidades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular, e focadas em contribuir com a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Espera-se que a construção desta ferramenta pedagógica, manual técnico, auxilie os educadores e educandos a trilharem um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo (#ODS4), contribuindo com a multiplicação da tecnologia social (#ODS12) e com a diminuição da pegada ambiental associada a construção civil (#ODS9) e (#ODS11).
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46701
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Cainã Ferraz e Silva.pdf539,44 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons