Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46701
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTANA, Otacílio Antunes | - |
dc.contributor.author | SILVA, Cainã Ferraz e | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-23T12:39:44Z | - |
dc.date.available | 2022-09-23T12:39:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-02-22 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Cainã Ferraz e. Manual técnico-pedagógico para produção de tijolos ecológicos: uma ferramenta didática para a educação popular. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências Ambientais) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46701 | - |
dc.description.abstract | O uso de manuais como ferramentas pedagógicas para o ensino tem se mostrado eficientes em vários campos da educação. Os manuais podem servir como guias didáticos e ou bússolas metodológicas, para docentes e discentes. Sua abordagem simples e objetiva encaminha o leitor para um saber fazer, fornecendo os passos para alcançar objetivos de aprendizagem bem definidos. O tijolos ecológico é uma tecnologia que reduz significativamente a pegada ambiental do processo construtivo, diminuindo o uso de cimento e eliminando a queima de madeira em seu processo de produção e no processo construtivo como um todo. Somado a isso, quando abordado como tecnologia social, pode promover o fortalecimento dos arranjos produtivos locais, trazendo diversos benefícios sociais e econômicos as comunidades que o utilizam. Assim, o objetivo deste trabalho de conclusão profissional, foi construir um Manual Técnico-Pedagógico que corrobore os trabalhos educativos desenvolvidos para o ensino de técnicas e tecnologias sociais, tendo o tijolo ecológico como objeto e abordando o processo aos olhos da educação popular, visando desenvolver nos educandos as competências e habilidades apontadas pela Base Nacional Comum Curricular, e focadas em contribuir com a meta dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU. Espera-se que a construção desta ferramenta pedagógica, manual técnico, auxilie os educadores e educandos a trilharem um processo de ensino e aprendizagem mais efetivo (#ODS4), contribuindo com a multiplicação da tecnologia social (#ODS12) e com a diminuição da pegada ambiental associada a construção civil (#ODS9) e (#ODS11). | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação ambiental | pt_BR |
dc.subject | Tijolos | pt_BR |
dc.subject | Construção sustentável | pt_BR |
dc.title | Manual técnico-pedagógico para produção de tijolos ecológicos : uma ferramenta didática para a educação popular | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | ARAÚJO, Breno Caldas de | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2133777752448992 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado profissional | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4237732461961452 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The use of manuals as pedagogical tools for teaching has been shown to be efficient in various fields of education. The manuals can serve as didactic guides and/or methodological compasses, for teachers and students. Its simple and objective approach guides the reader to a know-how, providing the steps to achieve well-defined learning objectives. The ecological bricks is a technology that significantly reduces the environmental footprint of the construction process, reducing the use of cement and eliminating the burning of wood in its production process and in the construction process as a whole. Added to this, when approached as a social technology, it can promote the strengthening of local productive arrangements, bringing various social and economic benefits to the communities that use it. Thus, the objective of this professional conclusion work was to build a Technical-Pedagogical Manual that corroborates the educational works developed for the teaching of social techniques and technologies, having the ecological brick as an object and approaching the process in the eyes of popular education, aiming to develop the skills and abilities identified by the National Common Curriculum Base, and focused on contributing to the goal of the Sustainable Development Goals of the UN 2030 Agenda. It is expected that the construction of this pedagogical tool, technical manual, will help educators and students to follow a more effective teaching and learning process (#ODS4), contributing to the multiplication of social technology (#ODS12) and to the reduction of the footprint environment associated with civil construction (#ODS9) and (#ODS11). | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/4776996429102965 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Cainã Ferraz e Silva.pdf | 539,44 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons