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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46669
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Título : | Séries de ficção científica populares: uma análise semiótica de aberturas. |
Autor : | FLORÊNCIO, Laís Alves |
Palabras clave : | Design; Semiótica; Recursos audiovisuais; Ficção científica; Séries - Análise |
Fecha de publicación : | 28-feb-2019 |
Citación : | FLORÊNCIO, Laís Alves. Séries de ficção científica populares: uma análise semiótica de aberturas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | A semiótica possui especificidades que podem ser aplicadas nos mais diversos tipos de produtos, devido ao modo como compreende a significação até naquilo que não percebemos. Utilizando, portanto, a semiótica como ponto de partida para analisar o audiovisual no mundo das aberturas das séries, foi necessário compreender o ponto de vista de três estudiosos para que o estudo se completasse. Com Pietroforte, analisa-se a semiótica a partir da imagem, aprofundando-se na percepção como um todo; ele se une à Barros para perceber a imagem nos planos de expressão e conteúdo; e por fim, Eisenstein e a importância da técnica do plano de montagem, explorando mais diretamente a imagem em movimento, e o quanto isso também pode influenciar no que é visto. Dessa maneira, foram selecionadas por sua relevância e analisadas as aberturas de cinco importantes séries de ficção científica, são elas: Além da Imaginação (Twilight Zone – 2002), Arquivo X (X-Files – 1993), Doctor Who (2010), Fronteiras (Fringe – 2008) e Westworld (2016). De todas as séries, descrevemos e analisamos os elementos plásticos, as figuras visuais e o ritmo da montagem, o que nos dá uma visão ampla do modo de construção das aberturas analisadas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46669 |
Aparece en las colecciones: | (CAA-ND): TCC - Design |
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