Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46669

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRACCHI, Daniela Nery-
dc.contributor.authorFLORÊNCIO, Laís Alves-
dc.date.accessioned2022-09-22T16:19:22Z-
dc.date.available2022-09-22T16:19:22Z-
dc.date.issued2019-02-28-
dc.date.submitted2022-09-21-
dc.identifier.citationFLORÊNCIO, Laís Alves. Séries de ficção científica populares: uma análise semiótica de aberturas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Design) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46669-
dc.description.abstractA semiótica possui especificidades que podem ser aplicadas nos mais diversos tipos de produtos, devido ao modo como compreende a significação até naquilo que não percebemos. Utilizando, portanto, a semiótica como ponto de partida para analisar o audiovisual no mundo das aberturas das séries, foi necessário compreender o ponto de vista de três estudiosos para que o estudo se completasse. Com Pietroforte, analisa-se a semiótica a partir da imagem, aprofundando-se na percepção como um todo; ele se une à Barros para perceber a imagem nos planos de expressão e conteúdo; e por fim, Eisenstein e a importância da técnica do plano de montagem, explorando mais diretamente a imagem em movimento, e o quanto isso também pode influenciar no que é visto. Dessa maneira, foram selecionadas por sua relevância e analisadas as aberturas de cinco importantes séries de ficção científica, são elas: Além da Imaginação (Twilight Zone – 2002), Arquivo X (X-Files – 1993), Doctor Who (2010), Fronteiras (Fringe – 2008) e Westworld (2016). De todas as séries, descrevemos e analisamos os elementos plásticos, as figuras visuais e o ritmo da montagem, o que nos dá uma visão ampla do modo de construção das aberturas analisadas.pt_BR
dc.format.extent73p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectSemióticapt_BR
dc.subjectRecursos audiovisuaispt_BR
dc.subjectFicção científicapt_BR
dc.subjectSéries - Análisept_BR
dc.titleSéries de ficção científica populares: uma análise semiótica de aberturas.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1678121534310846pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6149456459123478pt_BR
dc.description.abstractxSemiotics have specificities that can be applied in a major number of different products, especially because the way that comprehend the signification, even in thing that we don’t realize. Using, therefore, semiotics as a starting point to analyse the audiovisual in the world of series openings, was necessary understant the point of view of three scholars so this study could be completed. With Pietroforte, the semiotics is analysed through the image, build on the perception as a whole; he joined Barros to perceive the image on the expression plans and also on the contente plans; lastly, Eisenstein and the importance of the technics of the montage plan, exploring more directly the image in movement, and how much that can make an influence in what is being seen. Thereby, were selected by its relevancy and analysed the opening of five important sci-fi series, which are: Twilight Zone (2002), X-Files (1993), Doctor Who (2010), Fringe (2009) and Westworld (2016). Of all these series, were described and analysed the plastic elements, the visual pictures and the montage rythm, which give to us an open wide vision of the way each analysed opening is constructed.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Outros::Desenho de Projetospt_BR
dc.degree.departament::(CAA-ND) - Núcleo de Design e Comunicaçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Graduação em Designpt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:(CAA-ND): TCC - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FLORENCIO, Lais Alves.pdf919,45 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons