Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46665
Compartilhe esta página
Título: | Curso “Ser hUMano é Ser NATUREZA” - formação docente afetiva e humanizada para mestrandos do PROFCIAMB UFPE |
Autor(es): | BENTO, Marcella Nínive Cavalcanti Fernandes |
Palavras-chave: | Educação ambiental; Educação afetiva; Tecnologia de ponta na educação |
Data do documento: | 8-Out-2021 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | BENTO, Marcella Nínive Cavalcanti Fernandes. Curso “Ser hUMano é Ser NATUREZA” - formação docente afetiva e humanizada para mestrandos do PROFCIAMB UFPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Abstract: | Este trabalho cria um curso de formação docente, por meio das ciências holísticas, que aborda uma relação mais sensível e humana com a natureza. O curso é para mestrandos do PROFCIAMB UFPE e lançado pelo site do Coletivo Safe UFPE, com auxílio de ferramentas digitais integrativas, disponíveis em versões gratuitas. Também é prevista uma versão presencial do curso. O curso é dividido em 6 partes: Acolhimento, Módulos, Fechamento, Formulário de Pesquisa, Certificação e Bônus. A seção de acolhimento ao aluno consiste em um vídeo tutorial dando boas-vindas e explicando o percurso do curso, bem como um manual sobre os processos avaliativos. Ademais vai conter informações sobre os quatro ENCONTROS ONLINES AO VIVO na intenção de criar uma roda de conversa - “CIRANDA DE INSPIRAÇÕES AO VIVO”. Os módulos são: 1- “Boas-vindas!”; 2- “O que a natureza te inspira?”; 3- “Quem apresentou o mundo para nós?”; 4- “Que crises estamos vivendo?” 5- “Como temos nos relacionado com o outro?” 6- “Como temos nos relacionado com o mundo?” 7- “A natureza que educa e transforma” 8- “O mundo pós pandemia será o mesmo?” 9- “O que minha trajetória de vida tem a ver com o educador que sou?” 10- “Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de dentro?” 11- “Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de fora?” 12- “E se... agroflorestar o mundo?”. A seção “Chegamos ao fim?” é uma provocação para os alunos refletirem sobre a perspectiva de fechamento de ciclos. Os mestrandos foram convidados a registrar sua avaliação de acordo com as normas da CAPES para avaliação e validação de Produto Técnico e Tecnológicos (PTTs). O curso “Ser hUMano é Ser natureza” obteve em todos os parâmetros notas acima de 9,6 e o caderno de apoio pontuação acima de 9,5. O que valida que o produto educacional (curso) e o caderno de apoio ao curso estão aptos para cumprir a função a qual foram designados. O Bônus será o Jornal Informativo Agroflorestando a Universidade, e a criação de cartões intitulado “AQUECENDO A NATUREZA QUE SOMOS. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46665 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Marcella Nínive Cavalcanti Fernandes Bento.pdf | 2,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons