Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46665

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Thais Emanuelle Monteiro dos Santos-
dc.contributor.authorBENTO, Marcella Nínive Cavalcanti Fernandes-
dc.date.accessioned2022-09-22T15:42:42Z-
dc.date.available2022-09-22T15:42:42Z-
dc.date.issued2021-10-08-
dc.identifier.citationBENTO, Marcella Nínive Cavalcanti Fernandes. Curso “Ser hUMano é Ser NATUREZA” - formação docente afetiva e humanizada para mestrandos do PROFCIAMB UFPE. 2021. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46665-
dc.description.abstractEste trabalho cria um curso de formação docente, por meio das ciências holísticas, que aborda uma relação mais sensível e humana com a natureza. O curso é para mestrandos do PROFCIAMB UFPE e lançado pelo site do Coletivo Safe UFPE, com auxílio de ferramentas digitais integrativas, disponíveis em versões gratuitas. Também é prevista uma versão presencial do curso. O curso é dividido em 6 partes: Acolhimento, Módulos, Fechamento, Formulário de Pesquisa, Certificação e Bônus. A seção de acolhimento ao aluno consiste em um vídeo tutorial dando boas-vindas e explicando o percurso do curso, bem como um manual sobre os processos avaliativos. Ademais vai conter informações sobre os quatro ENCONTROS ONLINES AO VIVO na intenção de criar uma roda de conversa - “CIRANDA DE INSPIRAÇÕES AO VIVO”. Os módulos são: 1- “Boas-vindas!”; 2- “O que a natureza te inspira?”; 3- “Quem apresentou o mundo para nós?”; 4- “Que crises estamos vivendo?” 5- “Como temos nos relacionado com o outro?” 6- “Como temos nos relacionado com o mundo?” 7- “A natureza que educa e transforma” 8- “O mundo pós pandemia será o mesmo?” 9- “O que minha trajetória de vida tem a ver com o educador que sou?” 10- “Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de dentro?” 11- “Que possibilidades são criadas na educação com e na natureza do lado de fora?” 12- “E se... agroflorestar o mundo?”. A seção “Chegamos ao fim?” é uma provocação para os alunos refletirem sobre a perspectiva de fechamento de ciclos. Os mestrandos foram convidados a registrar sua avaliação de acordo com as normas da CAPES para avaliação e validação de Produto Técnico e Tecnológicos (PTTs). O curso “Ser hUMano é Ser natureza” obteve em todos os parâmetros notas acima de 9,6 e o caderno de apoio pontuação acima de 9,5. O que valida que o produto educacional (curso) e o caderno de apoio ao curso estão aptos para cumprir a função a qual foram designados. O Bônus será o Jornal Informativo Agroflorestando a Universidade, e a criação de cartões intitulado “AQUECENDO A NATUREZA QUE SOMOS.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação ambientalpt_BR
dc.subjectEducação afetivapt_BR
dc.subjectTecnologia de ponta na educaçãopt_BR
dc.titleCurso “Ser hUMano é Ser NATUREZA” - formação docente afetiva e humanizada para mestrandos do PROFCIAMB UFPEpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coSILVA, Alineaurea Florentino-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3113958832857764pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestrado profissionalpt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3439916789810831pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós Graduação em Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientaispt_BR
dc.description.abstractxThis study creates a teacher training course, using hollistic sciences and addressing a more sensitive and humane relationship with nature. The course is intended toMaster's degree candidates of the PROCIAMB UFPE and released on the website of the Coletivo Safe UFPE, using integrative digital tools, which versions are available free of charge. An in-person version of the course is also expected. The course is divided in six parts: Reception, Modules, Closure, Survey Form, Certification and Bonus. The student reception section consists of a tutorial video welcoming welcoming and explaining the course structure to the students, as well as a guide on the evaluative processes. Moreover it will contain information about four LIVE ONLINE MEETINGS, which aim to create a roundtable discussion - live "CIRANDA DE INSPIRAÇÕES". The modules are as follow: 1- “Welcome!”; 2- “What nature inspires in you?”; 3- “Who has presented the world to us?”; 4- “In what crises are we living?”; 5- “How are we relating to one another?”; 6- “How have we been relating to the world?”; 7- “A natureza que educa e transforma”; 8- “The post-pandemics world will be the same?”; 9- “What dos my life story have to do with the educator in me?”; 10- "Which possibilities are created through education in and with nature from an inner perspective?”; 11- “Which possibilities are created through education in and with nature from an putter perspective?”; 12- “What if... we agroforest the world?”. The section "Have we come to an end?” is a tease for students to ponder upon the perspective of ending cycles. The students were invited to record their evaluations according to CAPES guidelines for evaluation and validation of Technical and Technological Products (TTPs). The course “Ser hUMano é Ser natureza” achieved grades over 9.6 for all parameters, andover 9.5 for the supporting workbook. THese results validate that the educational product (course) and the supporting workbook are suitable to fulfill the functions they are intended to. The Bonus section will be the Jornal Informativo Agroflorestando a Universidade and the creation of cards titled “AQUECENDO A NATUREZA QUE SOMOS".pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/7810302436995638pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Rede Nacional para Ensino das Ciências Ambientais (PROFCIAMB)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marcella Nínive Cavalcanti Fernandes Bento.pdf2,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons