Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46621

Share on

Title: A importância do sistema ferroviário no transporte de cargas: a influência da ferrovia transnordestina no polo gesseiro do Araripe
Authors: FERNANDES, Fabiano Kennedy Lima.
Keywords: Engenharia Civil; Gipsita; Polo gesseiro; Ferrovia transnordestina; Stakeholders; Indústria
Issue Date: 18-Dec-2017
Citation: FERNANDES, Fabiano Kennedy Lima. A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA FERROVIÁRIO NO TRANSPORTE DE CARGAS: a influência da ferrovia transnordestina no polo gesseiro do araripe. 2017. 43 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Abstract: No Sertão do Araripe pernambucano está localizada uma das maiores reservas de gipsitas do mundo, responsável por mais de 90% da produção nacional de gesso, atividade que se constitui como a base da economia dos munícipios da região. Apesar disso, a indústria gesseira local enfrenta inúmeros entraves ao seu desenvolvimento, tais como escassez de água e a falta de uma forma eficiente de escoar a produção, sendo essa carência de transporte o tema deste trabalho. Consultas à bibliografia existente sobre o tema e entrevistas realizadas com os stakeholders do Polo Gesseiro do Araripe (PGA) e com especialistas do setor de transportes permitiram estimar os futuros impactos gerados no Polo Gesseiro em decorrência da chegada da Ferrovia Transnordestina. Mensurados estes impactos, foram propostas soluções que permitissem aos principais atores da indústria regional, tomar medidas que venham a permitir não só a sobrevivência do PGA, mas que garantam também a saúde econômica dos munícipios componentes após a chegada da ferrovia.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46621
Appears in Collections:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons