Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46620

Comparte esta pagina

Título : Código MEF para solução de problemas de elasticidade 2D com refinamento H-Adaptativo
Autor : COSTA, Esaú Queiroz Melo da
Palabras clave : Engenharia Civil; Método dos Elementos Finitos; Refinamento h-adaptativo; Elasticidade 2D; Estimador de erro posteriori; Método da Média Nodal Simples
Fecha de publicación : 26-jul-2017
Citación : COSTA, Esaú Queiroz Melo da. CÓDIGO MEF PARA SOLUÇÃO DE PROBLEMAS DE ELASTICIDADE 2D COM REFINAMENTO H-ADAPTATIVO. 2017. 80 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2017.
Resumen : O presente trabalho aborda a análise de problemas de elasticidade 2D pelo Método dos Elementos Finitos (MEF) com refinamento h-adaptativo utilizando o elemento triangular linear CST (Constant Strain Triangle), buscando demonstrar a vantagem e eficiência dessa estratégia frente ao simples refinamento global da malha. Para tanto, foi-se desenvolvido um código em MATLAB cuja malha inicial é produzida no gerador de malha GiD e a partir de então o código utiliza-se do estimador de erro a posteriori baseado no Método da Média Nodal Simples (MNS), sendo o processo adaptativo guiado segundo o erro da norma de energia, estabelecendo- se limites máximos do erro relativo percentual em energia do domínio, e as novas malhas refinadas são geradas pela triangularização Delaunay do MATLAB. A validação e eficiência do método é determinada pela comparação com resultados numéricos de referência, os quais se mostraram bastante coerentes e satisfatórios, confirmando então a utilidade da metodologia adotada. Para demonstração da estratégia supracitada, são analisados neste trabalho alguns casos de interesse prático.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46620
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons