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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46591

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Título: Em defesa do modelo invertido de aprendizagem : a sala de aula invertida como proposta para o ensino de termodinâmica
Autor(es): SILVA NETO, Beraldo Pereira da
Palavras-chave: Aprendizagem centrada no aluno; Aprendizagem ativa; Ensino híbrido; Física (Ensino médio); Termodinâmica; Entropia
Data do documento: 11-Mar-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA NETO, Beraldo Pereira da. Em defesa do modelo invertido de aprendizagem: a sala de aula invertida como proposta para o ensino de termodinâmica. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.
Abstract: A virada do século XX para o XXI deu uma guinada na relação do homem com o uso de tecnologias de várias naturezas. Devido a isso, houve, sem dúvida, uma transformação na forma de ver, sentir e experienciar o mundo, o que certamente apresentaria impacto nos mais diversos setores das atividades humanas, inclusive na educação. Um dos fatores que comprovam essa mudança brusca de hábitos é o fato de crianças e jovens crescentemente aderirem ao uso de tecnologias diversas. Mergulhado nessa realidade, além de transformar o modo ensino-aprendizagem no âmbito da sala de aula, ressignificando, em escalas variadas, o papel do aluno e do professor, o método da sala de aula invertida (do inglês flipped classroom) é parte de um conjunto de metodologias que buscam, por meio do uso de aparatos tecnológicos, inserir o alunado dentro de um campo cada vez mais ativo e independente na corrida pelo conhecimento. Nesta dissertação, desenvolvida com base na experiência da implementação do método de inversão nas atividades relacionadas ao componente curricular de Física 3 (Termologia) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE), campus Recife; busca-se desdobrar e refletir sobre propostas de ensino-aprendizagem para o ensino de Termodinâmica. De modo geral, a pesquisa apresenta tanto as relevâncias do método, no qual os conteúdos, a interação e instruções são realizados de modo on-line em concomitância com a prática presencial, como também as dificuldades de percurso, ressaltando da necessidade de reformulação e inovação das práticas educativas no ensino de Física no Brasil.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46591
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ensino de Física

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