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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46510
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Título: | Memória na Ciência da Informação : o uso das concepções teóricas de memória coletiva e memória social no Brasil |
Autor(es): | SÁ, Paloma Israely Barbosa de |
Palavras-chave: | Memória coletiva; Memória social; Ciência da Informação; Produção científica; BRAPCI |
Data do documento: | 7-Mar-2022 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Citação: | SÁ, Paloma Israely Barbosa de. Memória na Ciência da Informação: o uso das concepções teóricas de memória coletiva e memória social no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022. |
Abstract: | Identifica a memória como um ato de referenciamento com relevância no contexto da Ciência da Informação. Propõe uma definição dos conceitos de memória coletiva e memória social a partir das especificidades de cada um desses termos atribuídos ao tema memória no contexto da produção científica da Ciência da Informação no Brasil, a partir dos seguintes objetivos específicos: explorar os conceitos de memória na literatura, levando em consideração os termos que lhe atribuem sentido; descrever o uso dos conceitos de memória coletiva e memória social nos estudos em Ciência da Informação no Brasil indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci); apresentar a distinção entre os conceitos de memória coletiva e memória social a partir das especificidades de cada um dos conceitos expressos pelos autores, atribuídos ao termo memória. Em seu percurso metodológico, é uma pesquisa com base em dados teóricos e empíricos, sendo descritiva no que diz respeito aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos e utiliza análise de conteúdo e análise de conceito para a coleta de dados a partir da produção científica indexada na Brapci, entre os anos 1972 e 2020. Recuperados os documentos por meio dos descritores “memória coletiva” “memória social” e realizadas as devidas análises, observa que quanto à memória coletiva um único autor é utilizado como embasamento teórico, enquanto para memória social há uma diversidade de autores utilizados, tendo como destaque uma autora brasileira. Conclui que a literatura utilizada pouco define os conceitos de memória coletiva e memória social, bem como não há distinção clara no entendimento dos termos, sendo necessária uma proposta de conceituação. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46510 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Ciência da Informação |
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