Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46510

Comparte esta pagina

Título : Memória na Ciência da Informação : o uso das concepções teóricas de memória coletiva e memória social no Brasil
Autor : SÁ, Paloma Israely Barbosa de
Palabras clave : Memória coletiva; Memória social; Ciência da Informação; Produção científica; BRAPCI
Fecha de publicación : 7-mar-2022
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Citación : SÁ, Paloma Israely Barbosa de. Memória na Ciência da Informação: o uso das concepções teóricas de memória coletiva e memória social no Brasil. 2022. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Resumen : Identifica a memória como um ato de referenciamento com relevância no contexto da Ciência da Informação. Propõe uma definição dos conceitos de memória coletiva e memória social a partir das especificidades de cada um desses termos atribuídos ao tema memória no contexto da produção científica da Ciência da Informação no Brasil, a partir dos seguintes objetivos específicos: explorar os conceitos de memória na literatura, levando em consideração os termos que lhe atribuem sentido; descrever o uso dos conceitos de memória coletiva e memória social nos estudos em Ciência da Informação no Brasil indexados na Base de Dados Referenciais de Artigos de Periódicos em Ciência da Informação (Brapci); apresentar a distinção entre os conceitos de memória coletiva e memória social a partir das especificidades de cada um dos conceitos expressos pelos autores, atribuídos ao termo memória. Em seu percurso metodológico, é uma pesquisa com base em dados teóricos e empíricos, sendo descritiva no que diz respeito aos objetivos, bibliográfica quanto aos procedimentos e utiliza análise de conteúdo e análise de conceito para a coleta de dados a partir da produção científica indexada na Brapci, entre os anos 1972 e 2020. Recuperados os documentos por meio dos descritores “memória coletiva” “memória social” e realizadas as devidas análises, observa que quanto à memória coletiva um único autor é utilizado como embasamento teórico, enquanto para memória social há uma diversidade de autores utilizados, tendo como destaque uma autora brasileira. Conclui que a literatura utilizada pouco define os conceitos de memória coletiva e memória social, bem como não há distinção clara no entendimento dos termos, sendo necessária uma proposta de conceituação.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46510
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Paloma Israely Barbosa de Sá.pdf1,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons