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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46502

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Title: Recomendações para detalhamento de apoios indiretos em vigas de concreto armado
Authors: CELESTINO, Mateus Araújo de Souza
Keywords: Engenharia Civil; Apoio indireto; Armadura de suspensão; Recomendações de projeto
Issue Date: 13-May-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: CELESTINO, Mateus Araújo de Souza. Recomendações para detalhamento de apoios indiretos em vigas de concreto armado. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Os apoios indiretos consistem no apoio de vigas sobre vigas e vem sendo cada vez mais comum a presença dessas situações de apoio nas construções por ser uma alternativa estrutural para aumento dos vãos sem pilares, por exemplo. Essas regiões são de regiões de descontinuidade e devem ser projetadas com o emprego do Método das bielas e tirantes (MBT). No presente trabalho é explicada a teoria para a aplicação do MBT e sua aplicação e importância é apresentada em um dos estudos expostos no trabalho. As recomendações presentes na literatura e as indicações normativas de diversas normas (ACI 318-19, CSA A23.3-04, entre outras) são apresentadas e comparadas entre si. Além disso cinco experimentos são apresentados sendo estes divididos em dois grupos: o primeiro que considera elementos em que a torção não atua na viga de suporte e um segundo em que a torção atua. Diante disso o presente trabalho, através de comparações entre as recomendações e os estudos experimentais, tem como objetivo apresentar recomendações para o projeto dos apoios indiretos em vigas de concreto armado. Observou-se divergências entre as recomendações da literatura e da norma na maior parte dos pontos de projeto: adição à armadura de cisalhamento, carga a ser suspensa, zona de distribuição, entre outros. Além disso, para regiões em que existe momento torsor atuando na viga de suporte percebeu-se que apenas as pernas internas colaboram para suspensão da carga e este ponto importante para segurança estrutural da região é desconsiderado por todas as normas. Por fim, se observou que a norma canadense CSA A23.3-04 se mostrou a mais adequada para o projeto e que em virtude dos poucos estudos encontrados e das divergências apresentadas se faz necessário a ampliação das pesquisas sobre esse tema onde este presente trabalho esperar servir como um impulsionador no desenvolvimento de estudos sobre apoios indiretos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46502
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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