Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46374

Compartilhe esta página

Título: Controle de escoamento no lote como alternativa compensatória para os alagamentos em área do Recife-PE: aplicação da Lei Municipal N° 18.112/2015
Autor(es): XAVIER FILHO, Ricardo Ferraz
Palavras-chave: Engenharia Civil; Controle de escoamento na fonte; Reservatórios; Lotes urbanos
Data do documento: 2-Jul-2016
Citação: XAVIER FILHO, Ricardo Ferraz. Controle de escoamento no lote como alternativa compensatória para os alagamentos em área do Recife-PE: aplicação da Lei Municipal N° 18.112/2015. 2016. 64 f. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Departamento de Engenharia Civil, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2016.
Abstract: O presente trabalho consiste em avaliar a implantação da Lei Municipal No 18.112/2015, como uma medida compensatória em drenagem urbana, numa área fortemente urbanizada e com problemas de alagamentos na cidade do Recife-PE. Dentre os instrumentos de controle de escoamento superficial apresentados na Lei, foi analisada a utilização dos reservatórios de acúmulo e de retardo nos lotes urbanos, situados na área de contribuição ao ponto crítico de alagamento. Verificou-se que, para eventos de chuva com recorrências de 2 e 5 anos, quando utilizado os reservatórios de acúmulo, as reduções de volume de escoamento são da ordem de 36% e 31%, respectivamente. Para os reservatórios de retardo, observou-se um aumento no tempo de concentração da área de montante ao alagamento e uma redução nas vazões de pico de 11% e 24% para os períodos de retorno de 2 e 5 anos, respectivamente. A consequência do aumento do tempo de concentração se deu pela variação do coeficiente de escoamento superficial. Quando utilizado o reservatório de acumulação, o coeficiente de 0,86, definido por Silva Junior (2015), passou a ser de 0,65. Já para os reservatórios de retardo, coeficiente de escoamento superficial foi de 0,34. Constatou-se também que, para solução do alagamento no ponto crítico, o uso do reservatório de retardo nos lotes combinado com reservatório de detenção instalado sob a via apresentou uma redução no volume do reservatório de detenção de 66,6%. A partir dos resultados, concluiu-se que a utilização dos reservatórios proporcionou uma redução nos picos de vazão e uma diminuição dos alagamentos, além de servir como acumulador de águas pluviais para posterior reuso.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46374
Aparece nas coleções:(TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons