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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46308

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Título : Avaliação das causas dos acidentes do km 79, da BR-101
Autor : LOPES, Felipe Guadagnano Hipólito
WANDERLEY FILHO, Márcio Lyra
Palabras clave : Acidentes. BR-101; Índice de condição do pavimento (ICP); Causas de acidentes na BR-101; Contorno do Recife
Fecha de publicación : 16-mar-2015
Citación : LOPES, Felipe Guadagnano Hipólito; WANDERLEY FILHO, Márcio Lyra. Avaliação das causas dos acidentes do km 79, da BR-101. 2015. 130p. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015.
Resumen : Desde o ano de 2012, o professor Maurício Pina é orientador de uma pesquisa que pretende correlacionar as causas de acidentes na BR 101, no contorno urbano de recife, com a qualidade dos serviços que a rodovia oferece. O objetivo principal do trabalho é alertar as autoridades competentes a real necessidade de manutenção e controle da malha viária do país. Foi selecionado um trecho de 1 km da rodovia para estudo, do Km 79 ao Km 80. Através de análises de dados estatísticos dos anos de 2005 à 2013, pode-se identificar trechos da rodovia onde a ocorrência de acidentes era maior e o seu comportamento ao longo dos anos. Traçado o mapa de acidentes no trecho em estudo, avaliou-se quais fatores podem ter contribuído diretamente para as causas. Para realizar a correlação foram avaliadas as condições da via com respeito aos sistemas de drenagem, sistemas de sinalização, projeto geométrico e condição do pavimento (ICP). Para este último utilizou-se a norma DNIT 061/2004 e DNIT 062 – PRO (norma de procedimento para obtenção do ICP). Pode-se observar que existem tipos de acidentes que são característicos de defeitos na via, como a colisão traseira e lateral, outro exemplo é o ponto onde foi encontrado uma travessia irregular de pedestres, onde as maiores incidências de acidentes eram do tipo atropelamento e colisão traseira. Sendo assim, foi possível fazer uma avaliação minuciosa do trecho e relacionar com os acidentes que ali ocorreram.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46308
Aparece en las colecciones: (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental



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