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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46308
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | MOREIRA, Mauricio Renato Pina | - |
dc.contributor.author | LOPES, Felipe Guadagnano Hipólito | - |
dc.contributor.author | WANDERLEY FILHO, Márcio Lyra | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T14:23:39Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T14:23:39Z | - |
dc.date.issued | 2015-03-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-09-08 | - |
dc.identifier.citation | LOPES, Felipe Guadagnano Hipólito; WANDERLEY FILHO, Márcio Lyra. Avaliação das causas dos acidentes do km 79, da BR-101. 2015. 130p. TCC (Graduação) - Curso de Engenharia Civil, Centro de Tecnologia e Geociências, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46308 | - |
dc.description.abstract | Desde o ano de 2012, o professor Maurício Pina é orientador de uma pesquisa que pretende correlacionar as causas de acidentes na BR 101, no contorno urbano de recife, com a qualidade dos serviços que a rodovia oferece. O objetivo principal do trabalho é alertar as autoridades competentes a real necessidade de manutenção e controle da malha viária do país. Foi selecionado um trecho de 1 km da rodovia para estudo, do Km 79 ao Km 80. Através de análises de dados estatísticos dos anos de 2005 à 2013, pode-se identificar trechos da rodovia onde a ocorrência de acidentes era maior e o seu comportamento ao longo dos anos. Traçado o mapa de acidentes no trecho em estudo, avaliou-se quais fatores podem ter contribuído diretamente para as causas. Para realizar a correlação foram avaliadas as condições da via com respeito aos sistemas de drenagem, sistemas de sinalização, projeto geométrico e condição do pavimento (ICP). Para este último utilizou-se a norma DNIT 061/2004 e DNIT 062 – PRO (norma de procedimento para obtenção do ICP). Pode-se observar que existem tipos de acidentes que são característicos de defeitos na via, como a colisão traseira e lateral, outro exemplo é o ponto onde foi encontrado uma travessia irregular de pedestres, onde as maiores incidências de acidentes eram do tipo atropelamento e colisão traseira. Sendo assim, foi possível fazer uma avaliação minuciosa do trecho e relacionar com os acidentes que ali ocorreram. | pt_BR |
dc.format.extent | 130p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Acidentes. BR-101 | pt_BR |
dc.subject | Índice de condição do pavimento (ICP) | pt_BR |
dc.subject | Causas de acidentes na BR-101 | pt_BR |
dc.subject | Contorno do Recife | pt_BR |
dc.title | Avaliação das causas dos acidentes do km 79, da BR-101 | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1554286042363904 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Since the year 2012, Professor Mauricio Pina is guiding research that aims to correlate the causes of accidents on US 101 in the urban boundary reef, with the quality of services that the road offers. The main objective is to alert the competent authorities the real need for maintenance and control of the road network of the country. We selected a stretch of 1 km from the highway to study the Km 79 to Km 80. Through the statistical analysis of the years 2005 to 2013 can identify highway stretches where accidents was higher and their behavior over the years. Trace the accident map the stretch under study, we defined which factors may have contributed directly to the causes. To perform the correlation were evaluated road conditions with respect to drainage systems, signaling systems, geometric design and pavement condition (ICP). For the latter used the standard DNIT 061/2004 and DNIT 062 - PRO (standard procedure for obtaining ICP). It can be seen that there are types of accidents that are characteristic of defects in the track, as the back and side collision, another example is where an irregular found pedestrian crossing where the highest incidences were accidents and collision type trampling back. Thus, it was possible to do a thorough review of the stretch and relate to accidents that took place there. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Engenharias::Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CTG-DECV) - Departamento de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CTG-Curso de Engenharia Civil | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Recife | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (TCC) - Engenharia Civil e Ambiental |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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FELIPE GUADAGNANO HIPÓLITO LOPES e MÁRCIO LYRA WANDERLEY FILHO - AVALIAÇÃO DAS CAUSAS DOS ACIDENTES DO KM 79, DA BR-101.pdf | 13,03 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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