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Título: Políticas de ações afirmativas para promoção da acessibilidade comunicacional na UFPE : experiências de professores surdos do campus Recife
Autor(es): CARDOSO, Antonio Carlos
Palavras-chave: Educação – Políticas Públicas; Educação – Ações Afirmativas; Educação – Acessibilidade Comunicacional; Docentes – Professores Surdos; UFPE - Pós-graduação
Data do documento: 28-Jan-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CARDOSO, Antonio Carlos. Políticas de ações afirmativas para promoção da acessibilidade comunicacional na UFPE: experiências de professores surdos do campus Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir da Lei Federal no 10.436/02 como língua oficial da comunidade surda do Brasil e a partir de sua regulamentação pelo Decreto no 5.626/05, a Libras passou a ser incluída como disciplina obrigatória nas formações de professores do curso de fonoaudiologia. Diante desse cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) começaram a incluir profissionais bilíngues no seu quadro docente para o ensino da Libras. Com base nesse Decreto, as vagas para os docentes de Libras são preferencialmente de pessoas surdas. Com a chegada dos docentes surdos nas universidades, estas instituições começaram a elaborar ações para promoção da acessibilidade comunicacional para atender as especificidades linguísticas, culturais e identitárias dos novos professores surdos. Face ao exposto a referida pesquisa objetiva investigar as políticas de acessibilidade comunicacional promovidas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Recife a partir das experiências vividas pelos docentes surdos. A fundamentação teórica utilizada conta com a discussão sobre as ações afirmativas como políticas públicas para promoção da acessibilidade comunicacional na UFPE; uma breve discussão sobre os conceitos de políticas públicas e políticas educacionais com ênfase na pessoa surda. De cunho qualitativo, como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores surdos pertencentes ao quadro efetivo da UFPE. Os resultados apontaram que a acessibilidade comunicacional nesse ambiente requer uma reavaliação, tendo em vista, a demanda dos serviços de interpretação em diversos setores como eventos, salas de aula, reuniões, orientação de trabalhos acadêmicos, dentre outros. Repensar numa dinâmica que permita tornar mais acessíveis os veículos de comunicação da UFPE como o site oficial, as redes sociais e vídeos institucionais. Um dos achados mais relevantes que encontramos, a partir das respostas dos sujeitos que participaram da pesquisa, está relacionado com a elaboração dessa dissertação, ou seja, o desafio de redigir um texto a partir da Língua Portuguesa como segunda língua.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46301
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação

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