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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46301
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GOMES, Alfredo Macedo | - |
dc.contributor.author | CARDOSO, Antonio Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-09T12:31:01Z | - |
dc.date.available | 2022-09-09T12:31:01Z | - |
dc.date.issued | 2022-01-28 | - |
dc.identifier.citation | CARDOSO, Antonio Carlos. Políticas de ações afirmativas para promoção da acessibilidade comunicacional na UFPE: experiências de professores surdos do campus Recife. 2021. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46301 | - |
dc.description.abstract | Com o reconhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) a partir da Lei Federal no 10.436/02 como língua oficial da comunidade surda do Brasil e a partir de sua regulamentação pelo Decreto no 5.626/05, a Libras passou a ser incluída como disciplina obrigatória nas formações de professores do curso de fonoaudiologia. Diante desse cenário, as Instituições de Ensino Superior (IES) começaram a incluir profissionais bilíngues no seu quadro docente para o ensino da Libras. Com base nesse Decreto, as vagas para os docentes de Libras são preferencialmente de pessoas surdas. Com a chegada dos docentes surdos nas universidades, estas instituições começaram a elaborar ações para promoção da acessibilidade comunicacional para atender as especificidades linguísticas, culturais e identitárias dos novos professores surdos. Face ao exposto a referida pesquisa objetiva investigar as políticas de acessibilidade comunicacional promovidas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) - Campus Recife a partir das experiências vividas pelos docentes surdos. A fundamentação teórica utilizada conta com a discussão sobre as ações afirmativas como políticas públicas para promoção da acessibilidade comunicacional na UFPE; uma breve discussão sobre os conceitos de políticas públicas e políticas educacionais com ênfase na pessoa surda. De cunho qualitativo, como instrumentos de coleta de dados, utilizamos a entrevista semiestruturada e a análise documental. Os sujeitos da pesquisa foram cinco professores surdos pertencentes ao quadro efetivo da UFPE. Os resultados apontaram que a acessibilidade comunicacional nesse ambiente requer uma reavaliação, tendo em vista, a demanda dos serviços de interpretação em diversos setores como eventos, salas de aula, reuniões, orientação de trabalhos acadêmicos, dentre outros. Repensar numa dinâmica que permita tornar mais acessíveis os veículos de comunicação da UFPE como o site oficial, as redes sociais e vídeos institucionais. Um dos achados mais relevantes que encontramos, a partir das respostas dos sujeitos que participaram da pesquisa, está relacionado com a elaboração dessa dissertação, ou seja, o desafio de redigir um texto a partir da Língua Portuguesa como segunda língua. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação – Políticas Públicas | pt_BR |
dc.subject | Educação – Ações Afirmativas | pt_BR |
dc.subject | Educação – Acessibilidade Comunicacional | pt_BR |
dc.subject | Docentes – Professores Surdos | pt_BR |
dc.subject | UFPE - Pós-graduação | pt_BR |
dc.title | Políticas de ações afirmativas para promoção da acessibilidade comunicacional na UFPE : experiências de professores surdos do campus Recife | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/5385207335280357 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9556013338525128 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Educacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | With the recognition of the Brazilian Sign Language (Libras) from Federal Law No. 10.436/02 as the official language of the deaf community in Brazil and from its regulation by Decree No. 5.626/05, Libras started to be included as a mandatory subject in teachers training courses in the speech therapy course. Given this scenario, Higher Education Institutions (IESs) began to include bilingual professionals in their teaching staff for the teaching of Libras. Based on this Decree, vacancies for Libras teachers are preferably for deaf people. With the arrival of deaf professors in universities, these institutions began to develop actions to promote communicational accessibility to meet the linguistic, cultural and identity specificities of new deaf professors. In view of the above, this research aims to investigate the communication accessibility policies promoted by the Federal University of Pernambuco (UFPE) - Campus Recife from the experiences of deaf teachers. The theoretical foundation used includes the discussion of affirmative actions as public policies to promote communicational accessibility at UFPE; a brief discussion on the concepts of public policies and educational policies with an emphasis on the deaf person. Qualitative in nature, as data collection instruments, we used semi-structured interviews and document analysis. The research subjects were five deaf professors belonging to the effective staff of UFPE. The results showed that communicational accessibility in this environment requires a reassessment, in view of the demand for interpretation services in various sectors such as events, classrooms, meetings, guidance of academic works, among others. Rethinking a dynamic that makes UFPE's communication vehicles more accessible, such as the official website, social networks and institutional videos. One of the most relevant findings that we found, based on the responses of the subjects who participated in the research, is related to the elaboration of this dissertation, that is, the challenge of writing a text based on Portuguese as a second language. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Antonio Carlos Cardoso.pdf | 1,26 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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