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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46196
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Título : | Construção e validação de vídeo educacional acerca das infecções sexualmente transmissíveis direcionado a professores de escolas prisionais femininas |
Autor : | GUSMÃO, Tarcila Lima Alcântara de |
Palabras clave : | Infecções Sexualmente Transmissíveis; Prisões; Educação Continuada; Educação em Saúde; Tecnologia Educacional; Cuidados de Enfermagem |
Fecha de publicación : | 25-ago-2021 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | GUSMÃO, Tarcila Lima Alcântara de. Construção e validação de vídeo educacional acerca das infecções sexualmente transmissíveis direcionado a professores de escolas prisionais femininas. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. |
Resumen : | As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam um agravo à saúde pública. Mundialmente, os níveis de IST entre a população em privação de liberdade tendem a ser mais elevados quando comparados à população geral. Compreende-se que o espaço escolar representa um local estratégico para estabelecer o cuidado às mulheres por meio de projetos que informem a respeito da saúde sexual e prevenção das IST e HIV. Assim, a multiplicação de informação aos professores torna-se fundamental para o desenvolvimento de atividades técnicas e pedagógicas acerca da temática em escolasprisionais femininas. A inserção de uma tecnologia educacional para educação em saúde dos docentes no espaço prisional poderá facilitar o processo de ensino-aprendizagem, tanto para educadores quanto para educandos. Este estudo teve o objetivo de construir e validar uma tecnologia educacional acerca das IST direcionada a professores de escolas prisionais femininas. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: construção da versão inicial do vídeo; avaliação do conteúdo com juízes especialistas e avaliação pelo público-alvo. Para fundamentar a etapa de seleção de conteúdo, realizou-se uma Revisão Integrativa que objetivou identificar as IST mais prevalentes na população feminina em privação de liberdade. A amostra, composta por sete artigos, evidenciou queas IST dominantes nesta população são clamídia, gonorreia,sífilis, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), tricomoníase, hepatite B e hepatite C. Para subsidiar a construção do vídeo, foi realizado, em seguida, com ointuito de identificar a tecnologia educacional mais adequada para o público-alvo, grupo focal com nove docentes de uma escola localizada em uma unidade prisional feminina em Recife-PE, que elegeu o vídeo educacional como a tecnologia a ser construída. Na etapa de construção, seguiu-se o desenvolvimento das fases de pré-produção, produçãoe pós- produção do vídeo, de acordo com o referencial metodológico de Comparato (2009). O vídeo foi construído no formato White Board por meio da plataforma Vídeo Scribe a partirdo roteiro previamente elaborado. A terceira etapa consistiu na validação do vídeo educacional. A avaliação de conteúdo foi realizada por 22 juízes especialistas e a análise semântica contou com a participação de 10 docentes. O instrumento de avaliação foi construído com base no referencial metodológico de Comparato (2009) e avaliou itens das seguintes seções: conceito da ideia, construção dramática, ritmo, personagens, potencial dramático, diálogos,estilo visual e público referente. Os dados foram analisados nos softwares R3.2.5 e SPSS 2.0 . Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, descvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Contéudo (Content Validity Index – CVI). O S-CVI Global do vídeo foi satisfatório (0,90). A versão final do vídeo “Papo de professor: Infecções Sexualmente Transmissíveis no contexto prisional feminino” possui duração de 11’55” e foi considerado válido quanto ao conteúdo e semântica, caracterizando-se com uma tecnologia para a educação em saúde de professores acerca das IST no contexto prisional. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46196 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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