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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46196
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | GUEDES, Tatiane Gomes | - |
dc.contributor.author | GUSMÃO, Tarcila Lima Alcântara de | - |
dc.date.accessioned | 2022-09-06T12:48:15Z | - |
dc.date.available | 2022-09-06T12:48:15Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-25 | - |
dc.identifier.citation | GUSMÃO, Tarcila Lima Alcântara de. Construção e validação de vídeo educacional acerca das infecções sexualmente transmissíveis direcionado a professores de escolas prisionais femininas. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46196 | - |
dc.description.abstract | As Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) representam um agravo à saúde pública. Mundialmente, os níveis de IST entre a população em privação de liberdade tendem a ser mais elevados quando comparados à população geral. Compreende-se que o espaço escolar representa um local estratégico para estabelecer o cuidado às mulheres por meio de projetos que informem a respeito da saúde sexual e prevenção das IST e HIV. Assim, a multiplicação de informação aos professores torna-se fundamental para o desenvolvimento de atividades técnicas e pedagógicas acerca da temática em escolasprisionais femininas. A inserção de uma tecnologia educacional para educação em saúde dos docentes no espaço prisional poderá facilitar o processo de ensino-aprendizagem, tanto para educadores quanto para educandos. Este estudo teve o objetivo de construir e validar uma tecnologia educacional acerca das IST direcionada a professores de escolas prisionais femininas. Trata-se de um estudo metodológico desenvolvido em três etapas: construção da versão inicial do vídeo; avaliação do conteúdo com juízes especialistas e avaliação pelo público-alvo. Para fundamentar a etapa de seleção de conteúdo, realizou-se uma Revisão Integrativa que objetivou identificar as IST mais prevalentes na população feminina em privação de liberdade. A amostra, composta por sete artigos, evidenciou queas IST dominantes nesta população são clamídia, gonorreia,sífilis, Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), tricomoníase, hepatite B e hepatite C. Para subsidiar a construção do vídeo, foi realizado, em seguida, com ointuito de identificar a tecnologia educacional mais adequada para o público-alvo, grupo focal com nove docentes de uma escola localizada em uma unidade prisional feminina em Recife-PE, que elegeu o vídeo educacional como a tecnologia a ser construída. Na etapa de construção, seguiu-se o desenvolvimento das fases de pré-produção, produçãoe pós- produção do vídeo, de acordo com o referencial metodológico de Comparato (2009). O vídeo foi construído no formato White Board por meio da plataforma Vídeo Scribe a partirdo roteiro previamente elaborado. A terceira etapa consistiu na validação do vídeo educacional. A avaliação de conteúdo foi realizada por 22 juízes especialistas e a análise semântica contou com a participação de 10 docentes. O instrumento de avaliação foi construído com base no referencial metodológico de Comparato (2009) e avaliou itens das seguintes seções: conceito da ideia, construção dramática, ritmo, personagens, potencial dramático, diálogos,estilo visual e público referente. Os dados foram analisados nos softwares R3.2.5 e SPSS 2.0 . Realizou-se o cálculo da frequência absoluta, média, descvio padrão, teste binomial e Índice de Validade de Contéudo (Content Validity Index – CVI). O S-CVI Global do vídeo foi satisfatório (0,90). A versão final do vídeo “Papo de professor: Infecções Sexualmente Transmissíveis no contexto prisional feminino” possui duração de 11’55” e foi considerado válido quanto ao conteúdo e semântica, caracterizando-se com uma tecnologia para a educação em saúde de professores acerca das IST no contexto prisional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Infecções Sexualmente Transmissíveis | pt_BR |
dc.subject | Prisões | pt_BR |
dc.subject | Educação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Educação em Saúde | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.subject | Cuidados de Enfermagem | pt_BR |
dc.title | Construção e validação de vídeo educacional acerca das infecções sexualmente transmissíveis direcionado a professores de escolas prisionais femininas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | LINHARES, Francisca Márcia Pereira | - |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/6419758395269552 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0197931838619681 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Enfermagem | pt_BR |
dc.description.abstractx | Sexually Transmitted Infections (STI) represent an aggravation to public health. Worldwide, STI levels among the population in deprivation of liberty tend to be higher when comparedto the general population. It is understood that the school space represents a strategic place to establish care for women through projects that inform about sexual health and preventionof STIs and HIV. Thus, the multiplication of information to teachers becomes essential for the development of technical and pedagogical activities on the subject in female prison schools. The insertion of an educational technology for health education of teachers in prisons can facilitate the teaching-learning process, both for educators and students. This study aimed to build and validate an educational technology about STIs aimed at female prison school teachers. This is a methodological study developed in three stages: construction of the initial version of the video; content evaluation with expert judges and evaluation by the target audience. To support the content selection stage, an Integrative Review was carried out, which aimed to identify the most prevalent STIs in the female population in deprivation of liberty. The sample, consisting of seven articles, showed that the dominant STIs in this population are chlamydia, gonorrhea, syphilis, Human Immunodeficiency Virus (HIV), trichomoniasis, hepatitis B and hepatitis C. To support theconstruction of the video, it wasthen made , in order to identify the most suitable educationaltechnology for the target audience, a focus group with nine teachers from a school located in a women's prison in Recife-PE, which chose educational video as the technology to be built. In the construction stage, there was the development of the pre-production, production and post-production phases of the video, according to the methodological framework of Comparato (2009). The video was built in the White Board format using the Video Scribe platform from the previously prepared script. The third step consisted of validating the educational video. The content evaluation was carried out by 22 expert judges and the semantic analysis had the participation of 10 professors. The assessment instrument was built based on the methodological framework of Comparato (2009) and evaluated items fromthe following sections: idea concept, dramatic construction, rhythm, characters, dramatic potential, dialogues, visual style and referent audience. Data were analyzed using R 3.5.2 and SPSS 2.0 software. The absolute frequency, mean, standard deviation, binomial test andContent Validity Index (CVI) were calculated. The S-CVI/AVE Global of the video was satisfactory (0.90). The final version of the video "Teacher's Talk: Sexually Transmitted Infections in the Female Prision Context” has a duration of 11’55” and was considered validin terms of content and semantics, featuring a technology for teacher’s health education aboutIST in the prison context. | pt_BR |
dc.contributor.advisor-coLattes | http://lattes.cnpq.br/7410336201165609 | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Enfermagem |
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