Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46191

Share on

Title: Nanopartícula de quitosana fúngica / goma arábica contendo óleo de semente de uva (Vitis vinífera) e catequina : preparação, caracterização e atividade antimicrobiana
Authors: ALVES, Camyla Vidal
Keywords: Compostos Bioativos; Polifenóis; Biopolímeros; Óleos Vegetais; Nanotecnologia
Issue Date: 10-Mar-2022
Publisher: Universidade Federal de Pernambuco
Citation: ALVES, Camyla Vidal. Nanopartícula de quitosana fúngica / goma arábica contendo óleo de semente de uva (Vitis vinífera) e catequina: preparação, caracterização e atividade antimicrobiana. 2022. Dissertação (Mestrado em Nutrição) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: A produção de bebidas a base de uva pode gerar resíduos como o bagaço e as sementes, os quais são potenciais fontes de aproveitamento tecnológico para obtenção do óleo vegetal e de fitonutrientes. A catequina é um polifenol abundante nas uvas que apresenta diversas atividades importantes como antioxidante, antibacteriana, antifúgica e anti-inflamatória. Contudo, sua estrutura é quimicamente instável, o que torna importante a aplicação de técnicas de proteção como a nanoencapsulação. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver e caracterizar nanopartículas contendo óleo da semente de uva (Vitis vinífera L.) e catequina, utilizando quitosana e goma arábica como agentes encapsulantes, bem como avaliar a atividade antimicrobiana das nanopartículas. As nanopartículas foram produzidas pela técnica de coacervação complexa usando a proporção catequina:ácido ascórbico 1:1 (NP-OSU-Cat-1) caracterizadas por Espalhamento Dinâmico de Luz (DLS), potencial Zeta, eficiência de encapsulação (EE%), espectroscopia na região do infravermelho (FTIR), microscopia eletrônica de varredura (MEV), termogravimetria (TGA) e calorimetria exploratória diferencial (DSC). A atividade antimicrobiana baseou-se na obtenção da concentração inibitória mínima (CIM) pela técnica de microdiluição em caldo. As partículas apresentaram tamanho nanométrico de 178,56±4 nm, índice de polidispersão de 0,268, potencial zeta de +16,56±1,01mV, EE% da catequina de 67,74%. As nanopartículas mantiveram-se estáveis, quanto às análises de DLS, potencial zeta e aspectos macroscópicos (ausência de mudança de coloração, formação de sedimentos e cremagem), por aproximadamente 20 dias a 4°C. Além disso, as análises de infravermelho confirmaram que ocorreu a formação das nanopartículas levando a obtenção de nanossistema que apresentou morfologia esférica bem definida segundo análises de MEV. As análises térmicas (DSC e TGA) indicaram deslocamento da temperatura de decomposição das nanopartículas comparado aos polímeros isolados, sendo superior a 200°C. As nanopartículas também apresentaram atividade antimicrobiana frente às bactérias de origem alimentar Gram-positivas.(Bacillus cereus, Staphylococcus aureus, Enterococcus faeciu e Listeria monocytogenes) e Gram-negativas (Salmonella enteric subsp. enterica serovar typhimurium e Escherichia coli) com CIM de 1,50 mg/mL a 4,50 mg/mL para concentração equivalente do óleo da semente de uva nas nanopartículas e CIM de 0,20 mg/mL a 0,60 mg/mL para concentração equivalente da catequina nas nanopartículas. Os resultados obtidos sugerem que as nanopartículas de quitosana e goma arábica contendo óleo de semente de uva e catequina, tem elevado potencial para aplicação na indústria alimentícia para o densenvolvimento de alimentos com propriedades funcionais.
Description: STAMFORD, Thayza C. Montenegro, também é conhecida em citações bibliográficas por: STAMFORD, Thayza Christina Montenegro.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46191
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado - Nutrição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO Camyla Vidal Alves.pdf532,72 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons