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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46175

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Título: O ensino híbrido na percepção de licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco
Autor(es): NASCIMENTO, Suelma Amorim do
Palavras-chave: Livros didáticos; Ensino e aprendizagem - probabilidade; Ensino e aprendizagem- currículos; Educação – anos iniciais
Data do documento: 26-Abr-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: NASCIMENTO, Suelma Amorim do. O ensino híbrido na percepção de licenciandos em ciências biológicas da Universidade Federal de Pernambuco. 2022. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: No cenário educacional contemporâneo vivenciamos tempos pandêmicos causados pelo vírus Sars-Cov-2 (Covid-19). Nesse contexto, a abordagem de ensino híbrido é uma das alternativas para ressignificar o processo de ensino presente há muitos anos no contexto da educação, que requer a mesclagem de ensino na presencialidade e online, além do uso de elementos tais como a personalização, interatividade, flexibilidade, tecnologia educacional, conectividade, inovações sustentadas e disruptivas. A pesquisa teve como objetivo relacionar a percepção do ensino híbrido de licenciandos em ciências biológicas com a perspectiva interativa no ensino da biologia no contexto pandêmico. Trata-se de um estudo de campo, de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva, mediante uso de formulário e entrevistas semiestruturadas ambas em formato online. Para análise dos dados recorremos ao método indutivo e análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os licenciandos em ciências biológicas percebem o ensino híbrido como um concorrente de outras abordagens tais como o ensino remoto e ensino simultâneo reconhecendo as atividades personalizadas, flexibilidade no processo de ensino, a complexidade e a durabilidade do aumento de atividades e horário atribuído com as tecnologias educacionais, a importância da interatividade no ensino e os saberes da prática docente. É importante que outras perspectivas sejam desenvolvidas a fim de estimular a formação de professores nesse contexto híbrido, visando a melhoria dos processos educacionais.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46175
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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