Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4614
Comparte esta pagina
Título : | A reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFETPE) |
Autor : | de Paula Benicio Cordeiro, Eugênia |
Palabras clave : | Educação Profissional; Reforma Educacional; Competência; Ensino Modular; Educação Técnica |
Fecha de publicación : | 2004 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | de Paula Benicio Cordeiro, Eugênia; de Oliveira, Ramon. A reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFETPE). 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. |
Resumen : | Este estudo tem por objetivo investigar as implicações da reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco através da ótica dos seus gestores e docentes. Como fonte de pesquisa, utilizamos a nova legislação para a educação profissional, os documentos oficiais produzidos pela instituição para implementação da reforma e os depoimentos dos docentes e gestores do CEFETPE. Buscamos confrontar as diretrizes presentes no discurso documental e a realidade vivenciada no chão da escola através da ótica dos sujeitos entrevistados, chegando às seguintes conclusões: 1. O processo de cefetização da ETFPE em CEFETPE deu-se por força política, sem atender às exigências legais, como também o corpo diretivo responsável não se instrumentalizou nem de um planejamento estratégico, nem de um projeto político pedagógico; 2. A separação da educação geral do ensino técnico sofreu forte resistência por parte dos docentes conduzindo à perda da identidade da escola, como também à perda da qualidade tanto do ensino técnico como do ensino médio; 3. A tentativa de introdução de um novo perfil pedagógico através do ensino modular e por competência não se institucionalizou em conformidade com a nova lei, ora por questões administrativas, ora por questões pedagógicas. No cômputo geral, concluímos que a reforma resultou numa total desestruturação no chão da escola |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4614 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
arquivo5686_1.pdf | 750,34 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons