Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4614
Título: A reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFETPE)
Autor(es): de Paula Benicio Cordeiro, Eugênia
Palavras-chave: Educação Profissional;Reforma Educacional;Competência;Ensino Modular;Educação Técnica
Data do documento: 2004
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: de Paula Benicio Cordeiro, Eugênia; de Oliveira, Ramon. A reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFETPE). 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004.
Resumo: Este estudo tem por objetivo investigar as implicações da reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco através da ótica dos seus gestores e docentes. Como fonte de pesquisa, utilizamos a nova legislação para a educação profissional, os documentos oficiais produzidos pela instituição para implementação da reforma e os depoimentos dos docentes e gestores do CEFETPE. Buscamos confrontar as diretrizes presentes no discurso documental e a realidade vivenciada no chão da escola através da ótica dos sujeitos entrevistados, chegando às seguintes conclusões: 1. O processo de cefetização da ETFPE em CEFETPE deu-se por força política, sem atender às exigências legais, como também o corpo diretivo responsável não se instrumentalizou nem de um planejamento estratégico, nem de um projeto político pedagógico; 2. A separação da educação geral do ensino técnico sofreu forte resistência por parte dos docentes conduzindo à perda da identidade da escola, como também à perda da qualidade tanto do ensino técnico como do ensino médio; 3. A tentativa de introdução de um novo perfil pedagógico através do ensino modular e por competência não se institucionalizou em conformidade com a nova lei, ora por questões administrativas, ora por questões pedagógicas. No cômputo geral, concluímos que a reforma resultou numa total desestruturação no chão da escola
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4614
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Educação

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5686_1.pdf750,34 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.