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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4614
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Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | de Oliveira, Ramon | pt_BR |
dc.contributor.author | de Paula Benicio Cordeiro, Eugênia | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2014-06-12T17:22:03Z | - |
dc.date.available | 2014-06-12T17:22:03Z | - |
dc.date.issued | 2004 | pt_BR |
dc.identifier.citation | de Paula Benicio Cordeiro, Eugênia; de Oliveira, Ramon. A reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFETPE). 2004. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2004. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4614 | - |
dc.description.abstract | Este estudo tem por objetivo investigar as implicações da reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco através da ótica dos seus gestores e docentes. Como fonte de pesquisa, utilizamos a nova legislação para a educação profissional, os documentos oficiais produzidos pela instituição para implementação da reforma e os depoimentos dos docentes e gestores do CEFETPE. Buscamos confrontar as diretrizes presentes no discurso documental e a realidade vivenciada no chão da escola através da ótica dos sujeitos entrevistados, chegando às seguintes conclusões: 1. O processo de cefetização da ETFPE em CEFETPE deu-se por força política, sem atender às exigências legais, como também o corpo diretivo responsável não se instrumentalizou nem de um planejamento estratégico, nem de um projeto político pedagógico; 2. A separação da educação geral do ensino técnico sofreu forte resistência por parte dos docentes conduzindo à perda da identidade da escola, como também à perda da qualidade tanto do ensino técnico como do ensino médio; 3. A tentativa de introdução de um novo perfil pedagógico através do ensino modular e por competência não se institucionalizou em conformidade com a nova lei, ora por questões administrativas, ora por questões pedagógicas. No cômputo geral, concluímos que a reforma resultou numa total desestruturação no chão da escola | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Profissional | pt_BR |
dc.subject | Reforma Educacional | pt_BR |
dc.subject | Competência | pt_BR |
dc.subject | Ensino Modular | pt_BR |
dc.subject | Educação Técnica | pt_BR |
dc.title | A reforma da educação profissional dos anos 90 no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (CEFETPE) | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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