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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46118

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Título: Transporte por aplicativo e transporte público dos estudantes universitários do Recife antes e depois da pandemia da Covid-19
Autor(es): SOUZA JÚNIOR, Sérgio Roberto Leal de
Palavras-chave: Engenharia civil; Transporte por aplicativo; Transporte público; Mobilidade para universitários; Regressão logística; Covid-19
Data do documento: 25-Mar-2022
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SOUZA JÚNIOR, Sérgio Roberto Leal de. Transporte por aplicativo e transporte público dos estudantes universitários do Recife antes e depois da pandemia da Covid-19. 2022. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2022.
Abstract: Esta dissertação analisa a influência do transporte por aplicativo na redução de demanda de passageiros nos sistemas de transporte público coletivo no Brasil. Essa redução traz desafios aos gestores dos sistemas e vem ocorrendo há vários anos, período em que surgiram novas alternativas de transporte, como o transporte por aplicativo. A literatura internacional indica que a relação entre o transporte público coletivo e o transporte por aplicativo é complexa e dependente da realidade local, podendo ser uma relação concorrencial ou de complementariedade. Nesta dissertação, parte-se do pressuposto de que o transporte por aplicativo tem capturado parcela da demanda do transporte público coletivo, sem desconsiderar possíveis relações de complementariedade. Além disso, como a nova realidade sanitária imposta pela Covid-19 tem trazido fortes impactos na mobilidade urbana em geral, buscou-se entender quais consequências a pandemia gera nessa relação. Um estudo de caso foi realizado com estudantes universitários residentes na Região Metropolitana do Recife durante a pandemia. Para atender ao objetivo, foi feito uma revisão bibliográfica buscando os fatores influentes nas escolhas modais, considerando o transporte público coletivo e o transporte por aplicativo. O modelo matemático escolhido foi a Regressão Logística, dado o alinhamento com a teoria considerada. Um questionário foi distribuído via web por meio de uma amostragem snowball e foram obtidas 404 entrevistas válidas. De posse das respostas foram feitas análises estatísticas. Os resultados indicam que houve redução na utilização dos dois modos de transporte durante a pandemia, sendo consideravelmente mais intensa no público coletivo. O principal motivo de uso do transporte público passou de estudo para trabalho, enquanto no transporte por aplicativo deixou de ser o lazer. Para o grupo considerado, a posse de veículo diminui as chances de escolha pelos dois modos. Maior escolaridade, disponibilidade de habilitação para dirigir e maior renda têm reduzido chances de utilização do transporte público. Possuir emprego formal e estudar presencialmente têm influenciado positivamente a escolha pelo transporte por aplicativo. O transporte coletivo foi o mais citado como substituto em caso de indisponibilidade do transporte por aplicativo, e vice-versa. No caso de o transporte por aplicativo não deixar o usuário no destino, o modo preferencial para complementar a viagem foi o transporte público coletivo. Assim, é possível concluir que os efeitos são complexos, mas fortemente mais concorrencial para o grupo e local estudados.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46118
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Civil

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